Informe

Campanha Junho Violeta - Conscientização sobre ceratocone

Reprodução//Vídeo
O tratamento do ceratocone começa educando o paciente a não coçar os olhos  |   Bnews - Divulgação Reprodução//Vídeo

Publicado em 19/06/2023, às 19h43 - Atualizado às 20h06   Redação Bnews



O que é o Ceratocone

O ceratocone é uma doença progressiva, bilateral e assimétrica que acomete mais pacientes jovens. Ela é resultante de deformidades na córnea, camada mais superficial do olho. A córnea torna-se mais protusa e mais fina gerando uma baixa acuidade visual e distorção da imagem. Estima-se que 1 a cada 2000 pessoas tenha ceratocone, a prevalência tem aumentado muito.  As principais causas são: hereditariedade, ambientais e biomecânicas, sendo o coçar dos olhos a principal causa atualmente.

O Diagnóstico

O diagnóstico do ceratocone é realizado através de exame oftalmológico e exames complementares como topografia corneana, paquimetria e tomografia corneana. O diagnóstico precoce é de extrema importância para darmos uma melhor acuidade visual ao paciente. Também é importante salientar que o ceratocone pode causar perda visual.

Após diagnosticarmos o ceratocone, vamos definir o grau para iniciarmos o tratamento.

O Tratamento do ceratocone:

O tratamento do ceratocone começa educando o paciente a não coçar os olhos, tratando as alterações da superfície ocular como olho seco e alergia. Depois vamos para a reabilitação visual que depende do grau do ceratocone e da progressão. Não existe um organograma padrão, pois o tratamento é individualizado.

Nos casos iniciais prescrevemos óculos. Quando a acuidade visual não é satisfatória, prescrevemos lentes de contato rígidas especiais. Se o ceratocone continuar evoluindo passamos para o tratamento cirúrgico: crosslinking - uso da riboflavina com radiações UV, para enrijecer a córnea, anel intra-estromal, e em último caso, o transplante de córnea.

Dra. Tatiana Queiroz

Especialista em Cirurgia Refrativa, Córnea, Lente de Contato. CRM-BA: 15.478

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp