Geral

Confira 5 receitas para substituir o azeite de dendê na Sexta-feira Santa

Reprodução/Instagram
As nutricionistas Márcia Uzêda e Bruna Chaves ensinam receitas para quem pretende evitar comidas de azeite  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 14/04/2022, às 19h47   Beatriz Araújo



Em meio à tradição culinária associada à cultura e à religiosidade do povo baiano, é quase imprescindível trocar carne por frutos do mar durante a chamada ceia da Sexta-feira Santa. Diante disso, quem tem certos problemas com o azeite de dendê, utilizado na maioria dos pratos típicos deste período, acaba passando perrengue. Para que ninguém saia insatisfeito da mesa este ano, as nutricionistas Márcia Uzêda e Bruna Chaves, do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), dão dicas de alimentos que podem substituir o azeite.

Leia mais:
Chegada da Semana Santa reaquece vendas no Mercado do Peixe e Feira de São Joaquim

Ferry-boat funciona em regime especial durante o feriado da Semana Santa

Moquecas de peixe, camarão, polvo, mariscada, pirão, farofa, caruru, vatapá, feijão fradinho, e uma série de pratos são quase unanimidade no almoço das famílias durante a Sexta-feira Santa. Contudo, de acordo com as especialistas, são necessários alguns cuidados para que o período pós-celebração não gere desconfortos gastrointestinais ou contribua para efeitos adversos à saúde.

“Esses pratos geralmente contêm alto teor de gordura. Esta característica contribui para elevar o teor calórico da refeição e promove maior dificuldade no processo digestório e como conseqüência alguns consumidores podem desenvolver quadros de azia, refluxo, distensão abdominal, flatulências, diarréia”, alertam as especialistas.

Apesar de serem bastante tradicionais na ceia da Sexta-feira Santa, os pratos que levam azeite de dendê não são os únicos que podem ser consumidos por quem prefere substituir carne por frutos do mar nesta data. Quem pretende evitar esses alimentos e optar por receitas mais leves, saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosas, pode conferir as receitas ensinadas por Márcia e Bruna, que garantem que a forma de preparo das refeições é o verdadeiro ponto chave para tornar o prato gostoso, e não o uso do azeite.

Confira as receitas ensinadas pelas nutricionistas:

Filé de peixe com ervas

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada 1/2 colher (sobremesa) de raspas de laranja
1 colher (café) de tomilho seco
1 colher (café) de coentro seco
1 colher (café) de alecrim seco
2 dentes de alho amassados
6 filés de robalo

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a água, as raspas de laranja, o tomilho, o coentro, o alho e o alecrim; tampe e leve ao microondas por 2 minutos em potência média para aquecer. Retire do forno, junte a salsinha e a cebolinha; misture. Coloque os filés de peixe em uma fôrma refratária, com o lado mais espesso para fora. Espalhe por cima a mistura de ervas e cubra com papel- manteiga. Leve ao microondas por 6 a 7 minutos em potência alta para cozinhar. Deixe descansar por 4 minutos antes de servir.

Rendimento: 6 porções.

Risoto de arroz integral de camarão

Ingredientes:
280 g de Arroz Integral
200 g de camarão cozido e temperado a gosto
4 colheres (sopa) de requeijão light
50 ml de água
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 cenoura ralada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, adicione azeite e refogue a cebola e o alho, em seguida adicione o pimentão, a cenoura e  o camarão. Deixe refogar mais um pouco e coloque a água. Para o arroz integral, faça alguns furos no pacote com um garfo e comprima suavemente os grãos até que fiquem soltos. Aqueça no microondas por dois minutos. Cuidado, a embalagem estará quente. Abra o pacote e despeje o conteúdo junto ao refogado e em seguida adicione o requeijão e mexa bem. Finalize com o cheiro verde e sirva.

Rendimento: 3 porções.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:
Bacalhau refogado – 200 gramas
Batata inglesa cozida – 200 gramas
Farinha de arroz – 30 g (2 colheres de sopa)
Tempero verde, alho e sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no processador (ou liquidificador). Logo em seguida unte as mãos com azeite ou manteiga e faça os bolinhos no formato que desejar. Após unte uma assadeira com azeite de oliva ou manteiga e leve ao forno por 15 minutos.

Rendimento: 12 bolinhos.

Salada deBacalhau

Ingredientes:
200 g de bacalhau
2 batatas grandes
1 cenoura
Ervilha fresca a gosto
1 pimentão vermelho em rodelas
1 cebola média em rodelas
1 dente de alho pequeno em fatias
Cheiro-verde a gosto
15 ovinhos de codorna
Azeite a gosto
Vinagre a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro para tirar o sal. Cozinhe as batatas e as cenouras em rodelas, cozinhe também a ervilha fresca e os ovinhos de codorna. Retire a água do bacalhau, desfie bem e refogue ligeiramente com uma colher de azeite. Refogue ligeiramente o pimentão, a cebola e o alho. Monte numa travessa na seguinte ordem: primeiro a batata, depois a cenoura, o pimentão, o bacalhau, a cebola e o alho. Coloque a ervilha e decore com os ovinhos partidos ao meio e o cheiro-verde à vontade. Faça um tempero com o vinagre, sal, orégano e um pouquinho de azeite e despeje uniformemente sobre a salada e deixe descansar.

Rendimento: 3 porções.

Farofa Integral Saudável

Ingredientes:
2 xícaras (chá) farelo de aveia 3 colheres (sopa) azeite
2 ovos
1 cebola picada
2 dentes alho picado
2 colheres (sopa) uva passas
10 azeitonas picadas
1⁄2 xícara (chá) cenoura ralada
Sal, pimenta do reino ervas e tempero verde à gosto

Modo de preparo:
Misture o alho, a cebola e a cenoura e refogue com azeite. Bata o ovo e acrescente à mistura, mexendo sem parar. Adicione o farelo de aveia e mexa até dourar. Misture as azeitonas, as uvas passas e mexa. Tempere com sal, pimenta e ervas secas ou frescas picadinhas.

Dicas: Pode retirar algum dos complementos como cenoura, azeitona e passas ou acrescentar outros do seu gosto. Para versão sem glúten, trocar por farinha de milho. Para uma farofa festiva, utilize os miúdos picadinhos do peru ou frango, dourando no momento de refogar a cebola.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp