Geral

BNews ESG: Mais de 15 mil pessoas participam do primeiro dia da Expo Favela 2023

Kevin Nascimento
Expo Favela Innovation São Paulo acontece até este domingo (19)  |   Bnews - Divulgação Kevin Nascimento

Publicado em 18/03/2023, às 19h33   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Considerada a maior feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto da América Latina, a Expo Favela Innovation São Paulo 2023 teve início nesta sexta-feira (17), no complexo WTC Events Center e contou logo na data de abertura com mais de 15 mil pessoas. Os participantes do evento acompanham diversas palestras, conferências, exposições, inovação e troca de experiências.

O primeiro dia da feira contou com o CEO da Favela Holding, organizadora do evento, Celso Athayde, dando boas vindas ao público. O presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, chamou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que abriu oficialmente o evento.

"Hoje foi um dia importante! Começamos a nossa jornada, que vai ser longa nesse ano. Quem veio ao World Trade Center, nesta sexta, viu a mais pura diversidade. Desde games até empreendedorismo, passando por inclusão nas mídias tradicionais", comemorou Celso Athayde, CEO da Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation.

Após a abertura do prefeito, Renato Meirelles, fundador do Data Favela, empresa de pesquisa do Grupo Favela Holding, divulgou uma pesquisa inédita, realizada pelo próprio instituto.

O levantamento mostrou ao público que se as favelas brasileiras formassem um estado, seria o 3º maior do Brasil em população, com 17,9 milhões de habitantes. É o que aponta a pesquisa Data Favela 2023. Segundo os dados, o número de favelas dobrou na última década, totalizando 13.151 mapeadas pelo país. E não foi só isso, a renda movimentada pela população destas comunidades também aumentou e quebrou a barreira dos R$ 200 bilhões – mais de R$ 12 bilhões a mais em relação ao último ano.

Outro ponto alto do dia, foi a inauguração do Espaço Games que foi um grande sucesso! O novo ambiente atrais muitos jovens, formaram longas filas, par conhecer e desfrutar do espaço.

"O e-games já é uma realidade dentro da favela. Portanto, nada mais justo que termos um espaço para esse segmento na Expo Favela Innovation, trazendo um público jovem para o nosso evento", explicou Marcus Vinicius Athayde, diretor de e-games da Favela Holding.

Pelos palcos do teatro do World Trade Center e da Arena Golden passaram grandes nomes da economia, da música, da cultura e do entretenimento, como Luciano Huck, Armínio Fraga, Abílio Diniz, Bianca Andrade, Geyze Diniz, Kond, Ice Blue, MC Livinho, entre outros.

Em palestra mediada por Thelminha Assis, que abordou a inclusão racial nas mídias tradicionais, também teve a participação dos diretores da Globo, Amauri Soares, da Folha de São Paulo, Eliane Trindade, e da Band, Rodolfo Schneider. Rodolfo, inclusive, anunciou que a emissora vai passar a exibir o programa Bom Dia Favela.

"Hoje, tanto na teledramaturgia como no jornalismo, começo a me sentir representada enquanto mulher preta. Não era isso que acontecia, antigamente. Nunca vi pessoas como eu, em espaços de protagonismo e tomadas de decisões. É um desafio para as grandes mídias contribuir com a inclusão, tanto nos seus quadros de funcionários, como nas suas narrativas", disse Thelminha Assis.

O dia terminou com um grande show do sambista Dudu Nobre que animou a galera com os seus sambas. A feira contou ainda com apresentações de danças e exposição de filmes.

O evento

A Expo Favela Innovation São Paulo 2023 é uma realização da Favela Holding, com parceria social da Central Única das Favelas (CUFA) e produção da InFavela; tem patrocínio diamante de SESI E SENAI; parceria institucional da prefeitura de São Paulo e SEBRAE; patrocínio master de IFood e BTG Pactual; patrocínio ouro de Vai Voando e CNI; patrocínio prata de Bet Nacional; patrocínio bronze de Febraban, DIAGEO e Grupo Carrefour; apoio de Instituto C&A, VR, Ambev Voa, WTC São Paulo, Sheraton São Paulo, FSB Comunicação, DFM e Grupo R1; parceria educacional de Fundação Dom Cabral; promoção de Rede Globo, Eletromídia e Jornal Empoderado; e cooperação da Unesco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp