Geral

Black Friday: conheça mais sobre essa data que invadiu o comércio brasileiro

Getty Images/iStockphoto
A black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, mas para muitos os “esquentas” desse dia já começaram desde o fim de outubro  |   Bnews - Divulgação Getty Images/iStockphoto

Publicado em 25/11/2022, às 05h30   Cadastrado por Letícia Rastelly



Nesta sexta-feira (25), um dia depois da celebração Dia de Ação de Graças, o comércio esquenta com a Black Friday. A tradição norte-americana ganhou espaço no Brasil a partir de 2010 e desde então promove diversos descontos e atraí o público, sendo, inclusive, uma data esperada por muitos.

O dia da Black Friday não cai em uma data certa e muda todo ano, mas sempre acontece na última sexta-feira de novembro. Entretanto, para muitos os “esquentas” desse dia já começaram desde o fim de outubro e início de novembro.

Black Friday significa, ao pé da letra, “sexta-feira negra”. O termo começou a ser usado na década de 1960 pelo Departamento de Polícia da Filadélfia, nos Estados Unidos, ao lidar com o caos causado pelo excesso de pedestres e veículos na data.

Como se trata de uma tradição americana, a história para essa data começa lá. No dia seguinte a Ação de Graças o público começava a fazer as suas compras de Natal. Além disso, é nessa data que o Papai Noel costuma ocupar a cadeira dele em centros comerciais.

Entretanto há também outras histórias que circundam a Black Friday: Uma delas é de que o termo surgiu com a tradição de fazendeiros americanos que usavam esse dia como uma oportunidade para vender e comprar escravos.

Os historiadores, entretanto, alegam que o termo só foi usado pela primeira vez quando já não existia escravidão por lá. Mais precisamente em 1951, quando funcionários falavam que estavam doentes no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, para garantir quatro dias seguidos de folga (de quinta a domingo).

Foi só em 1981 que o a Black Friday ganhou o significado que tem hoje, sendo sinônimo de grandes descontos em diversas lojas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp