Geral

Apple negocia com gigante da tecnologia para usar recursos de inteligência artificial no iPhone; saiba detalhes

Foto de Frederik Lipfert na Unsplash
Apple pode implementar recursos de inteligência artificial na próxima geração de iPhones  |   Bnews - Divulgação Foto de Frederik Lipfert na Unsplash

Publicado em 18/03/2024, às 11h49   Marco Dias



iPhone com inteligência artificial? A Apple está em negociações com o Google para tentar licenciar o Gemini, software de inteligência artificial (IA) generativa do Google. A gigante da tecnologia pretende implementar alguns recursos no novo sistema operacional dos modelos dos aparelhos, o iOS 18, previsto para setembro deste ano. A informação é do colunista Mark Gurman, do site Bloomberg. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além do Google, a Apple também procurou a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT. Independentemente do acordo entre as empresas, o iOS 18 terá novos recursos com base em modelos próprios de IA da marca.  

A parceria que a Apple negocia deve ser utilizada para funções mais pesadas (e recorrentes), como gerar imagens ou criar textos extensos, afirma o colunista. 

Sobre o Gemini: 

O Gemini é o modelo de linguagem desenvolvido pelo Google e também do chatbot de IA generativa integrado a diversas plataformas da companhia, substituto do Bard. No Android, a ferramenta já ganhou um aplicativo próprio que pode substituir o Google Assistente. 

Apple e Inteligência Artificial: 

Desde o início do ano passado, a Apple faz testes com seu próprio modelo de linguagem ampla - a tecnologia por trás da IA generativa - com o codinome Ajax. Funcionários da empresa também estão testando um chatbot apelidado de Apple GPT, mas ambas as ferramentas ainda estão em estágio inferior ao das concorrentes. 

Apple e Google possuem um acordo para privilegiar o buscador nos aparelhos da Maçã, o que já foi alvo de investigações do Departamento de Justiça norte-americano, sob acusações de monopólio. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp