Geral

Trabalhadores da construção civil se reúnem em assembleia

Publicado em 10/03/2011, às 11h09   Redação Bocão News



A greve dos operários da construção da Bahia continua. Hoje (10) os trabalhadores se reúnem na Praça Castro Alves, às 17h, para decidir os rumos do movimento. Como não houve acordo até o momento, a decisão deverá se encaminhar para o dissídio, na Justiça do Trabalho.

O movimento paredista foi iniciado no último dia dez de fevereiro.  Os trabalhadores, que começaram reivindicando reajuste salarial de 18,76%, reduziram para 15%, e já aceitam a proposta da mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, de reajuste salarial de 8% a partir de 1º de janeiro e mais 4% a partir de 1º de março, num total de 12%, desde que os patrões respeitem a proporcionalidade das horas extras, na compensação dos dias parados.

A proporcionalidade das horas extras, na compensação dos dias parados significa que a hora extra de segunda a sexta, que é a 50%, equivaleria a 1h30 na compensação; no sábado, a hora extra que é a 70%, equivaleria a 1h42.

Os empresários, segundo o sindicato da categoria, não concordam com a proposta dos trabalhadores e continuam oferecendo 6,47% de reajuste e querem que os trabalhadores paguem todos dias parados.

Os sindicalistas reivindicam também: aumento da cesta básica; qualificação profissional; contrato de experiência com limite máximo de 30 dias; reconhecimento de novas funções; quando houver programação de horas extras o lanche ou o jantar devem ser fornecidos no início da primeira hora, para quem faz a partir de duas horas extras, após as 17 horas; garantia de estabilidade com o cumprimento das leis relacionadas às trabalhadoras gestantes; depósito da quantia líquida da rescisão dentro do prazo estabelecido no artigo 477 da CLT, e se a homologação não ocorrer até o segundo dia posterior ao depósito, a empresa pagará multa correspondente, além da garantia dos direitos já adquiridos e que constam da Convenção Coletiva.

Com informações do Correio

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp