Geral

Pesquisa identifica perfil de "poluidor" sonoro

Publicado em 27/01/2011, às 10h28   Redação Bocão News



Homens com idade entre 26 e 35 anos, moradores dos bairros de Pernambués, Brotas, Cosme de Farias, Pituba, Barra e São Caetano. Esse é o perfil do soteropolitano que mais causa poluição sonora na capital baiana, segundo dados de pesquisa realizada este mês pela Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).

Ainda de acordo a sondagem, homens de 18 a 25 anos, que moram em Brotas, Pernambués, São Caetano, Bonfim, Pituba, Cajazeiras e Vila Laura, ocupam a segunda posição no ranking dos maiores infratores, correspondendo a 26% do total. Em seguida vêm os homens na faixa etária de 36 a 45 anos, residentes em Itapuã, Brotas, Trobogy, Cajazeiras, Cosme de Farias e Federação, correspondendo a 23%. Por último aparecem homens acima de 46 anos, moradores das regiões de Brotas, Ribeira, São Caetano, Comércio, Rio Vermelho e Massaranduba, correspondendo a 14% do total.

Outra conclusão da pesquisa foi a média do volume, em decibéis, de emissão sonora pelos poluidores. A maior parte deles liga os aparelhos eletroacústicos em 87 decibéis. Vale ressaltar que, como estabelece a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), os limites para utilização de som são de 70 decibéis das 7 às 22h e de 60 decibéis entre 22 e 7h. O levantamento da Gefip aponta também para o fato de que as mulheres somam apenas 10% dos que infringem a Lei do Silêncio.

A pesquisa resultou da seleção aleatória de 160 infratores de poluição sonora no universo de 455 processos de autos de infrações emitidos em 2010, tendo como base para análise: sexo, idade, incidência e residência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp