Geral

Violência afasta turistas da capital

Publicado em 07/02/2011, às 19h29   Everaldo Bispo



* Everaldo Bispo

Em alguns artigos que escrevi vinha insistentemente chamado atenção para crescente violência em nossa cidade e até então não constatamos ações eficazes por parte das autoridades de nosso Estado, visando combater esse grave problema, que já chega a causar temor, tanto aos soteropolitanos, quanto aos que gostariam de visitar à nossa bela e encantada cidade do Salvador.

Para nós, soteropolitanos, é muito doloroso ouvirmos relatos de pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro que estavam a passeio abordo do Navio Soberano, que ancorou no Porto de Salvador, na quarta feira passada, 26-01-2011, que não desejavam desembarcar em nossa capital, pois não guardavam boas lembranças, como foi o caso de uma senhora de São Paulo, que assim relatou:

“seria mais cômodo ficar no navio, pois da vez passada que visitou a nossa cidade, logo que subiu o Elevador Lacerda e ser contemplada com o conjunto arquitetônico do Centro Histórico foi imediatamente escolhida como vítima de ação de marginais, que roubaram seu colar”. Enquanto outros que ainda não conheciam Salvador, mas ás notícias que tinham sobre a violência em nossa cidade, tiraram-lhes o desejo de conhecê-la.

Para todos nós que amamos a nossa querida cidade do Salvador, assistimos essa realidade com profunda tristeza, pois nossa cidade sempre teve a hegemonia do turismo do nordeste. Atualmente Salvador notabiliza-se pelos altos índices de violência, que é nefasto para nossa economia, pois Salvador é uma cidade dependente do TURISMO.

Pobre Salvador, que já é conhecida como cidade dormitório, por não ter empregos, pois ás poucas indústrias que existiam nas décadas passadas, por imposição dos órgãos ambientalistas, foram obrigadas a saírem de nossa capital e se instalarem em outros municípios do recôncavo baiano. Quando naquela oportunidade deveria ser aplicada normas para adequação com dispositivo antipoluente, como foi o caso de Cubatão em São Paulo, que já foi uma das cidades mais poluídas do mundo, atualmente já é possível se conviver com o progresso, sem agressão ao Meio Ambiente.

Por ser Salvador uma cidade com vocação para o Turismo, tínhamos à esperança de tirá-la do penúltimo lugar entre as capitais do Nordeste de pior receita per capta. Mas o egoísmo e as diferenças políticas entre os detentores do poder estão deixando Salvador ganhar o primeiro lugar em violência entre as capitais do País, e por conseguinte afastando o turista. Será que essa gente verdadeiramente ama nossa terra? Ou apenas se agarram ao poder?


* Everaldo Bispo é vereador de Salvador pelo PMDB

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp