Geral

Denúncia: prefeitura promete e não cumpre acordo

Imagem Denúncia: prefeitura promete e não cumpre acordo
Profissionais do CRAS denunciam falta de pagamento dos salários atrasados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/05/2013, às 17h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, deputado federal Maurício Trindade (PR)


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública que atende à famílias carentes em Salvador. Mas, segundo denúncia anônima ao Bocão News, os profissionais convocados para atendimento junto à comunidade estão sem receber salários desde janeiro, quando iniciaram as atividades.

Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. O serviço é prestado visando a orientação à famílias que,  em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos.

Sobre as denúncias, a reportagem do site tentou falar com e secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, o deputado federal Maurício Trindade (PR), mas não obteve êxito. Em contato com a assessoria de comunicação do CRAS, uma nota foi enviada esclarencendo a denúncia. Leia na íntegra:

“Todos os funcionários terceirizados da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza - os antigos e os contratados a partir da nova gestão, este ano - receberam, semana passada, seu salário do mês de fevereiro. Os funcionários antigos já receberam também o mês de janeiro. Os funcionários contratados este ano ainda não receberam janeiro.

O mês de março, segundo o secretario Mauricio Trindade, deverá ser pago ainda esta semana. Em seguida será pago o mês de abril sendo regulatizado, assim, o sistema de pagamento dos terceirízados. Lembrete: a reclamação do anônimo que te ligou de que a prefeitura não paga salários desde janeiro não é procedente no seu todo. Com o encerramento do contrato da Dominum Terceirização com a Prefeitura Municipal, a contratação de uma nova empresa para substitui-la está em fase final de licitação".


Enquanto isso, profissionais que – este ano, aceitaram o trabalho vislumbrando um salário entre R$ 1. 800 e R$ 2 mil, prometido antes de iniciar os trabalhos, se sentem obrigados a trabalhar ou podem perder o tempo disposto à função exercida.Vivemos um descaso da prefeitura. Pessoas ligadas ao Maurício Trindade que comparecem às bases do CRAS dizem na nossa cara que quem não aguentar peça para sair. Isso é um absurdo, somos profissionais de respeito e exigimos nossos direitos”, denuncia a fonte que preferiu não ser identificada para evitar retaliação dos gestores da pasta. 

CRAS - Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiáriose pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado.


Nota originalmente postada às 13h do dia 22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp