Geral

Há 30 anos morria John Lennon

Imagem Há 30 anos morria John Lennon
O criador dos Beatles continua sendo lembrado pelos fãs   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/12/2010, às 17h18   Redação Bocão News



Há exatamente 30 anos morria um dos maiores e mais consolidados cantores do mundo. Com 40 anos, John Lennon foi friamente assassinado em frente ao prédio onde morava em Nova Iorque, o famoso edifício Dakota.

O autor do crime foi Mark Chapman que se dizia fã do cantor. Mas tanto amor não o impediu de desferir cinco tiros contra o músico, acabando com uma vida de carreira e sucesso.

A história

Lennon foi o idealizador da banda mais famosa de todos os tempos, os Beattles. Durante os anos que liderou o grupo, arrastou uma multidão de fãs. A banda foi criada em 1960 e dois anos depois o quarteto estava formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).

Os Beattles foi um dos atos mais comercialmente bem-sucedidos e aclamados da história da música popular.

Quando rompeu com a banda, em 1970, o músico passou a se dedicar a trabalhos solos, mas não perdeu seus seguidores.  Nessa mesma época, ele casou-se com a artista plástica japonesa Yoko Ono, eternamente acusada de ter sido o estopim do fim do grupo.


O fim de tudo

Após um mês do lançamento do álbum “Double Fantasy”, Lennon foi abordado por um suposto fã que lhe pediu um autógrafo no novo LP. Cerca de 5 horas depois, foi friamente assassinado pelo mesmo homem, no mesmo local.

Dizem por aí que Chapman era obcecado pelo cantor e que adorava imitá-lo. Além de assumir o estilo de Lennon, chegou ao cúmulo de casar-se com uma japonesa mais velha. Tanta veneração acabou afetando o seu psicológico que lhe tirou a noção da realidade.

O assassino contou que ele começou a acreditar que o ídolo era uma farsa e não merecia viver. Chapman foi preso no mesmo local do crime e condenado em dezembro de 1980 à prisão perpétua.

Pós-morte

Mesmo com a morte de John Lennon, que será para sempre lembrado pelos eternos fãs, seus álbuns continuam sendo vendidos. Há mais de um ano o “The Beatles: Rock Band" é sucesso absoluto de vendas.

Recentemente, a chegada do catálogo dos Beatles na loja virtual iTunes devolveu o grupo às paradas, sendo comemorada como a boa notícia da temporada.

Fãs ainda podem recorrer a "John Lennon Signature Box", caixa com CDs, gravações raras e um livro. Outra novidade relacionada a Lennon é o CD e DVD "Power To The People: The Hits", que reúne 15 canções e videoclipes marcantes de sua carreira.

Também está em cartaz atualmente o filme "O Garoto de Liverpool". Dirigido por Sam Taylor Wood, o longa retrata a infância, a juventude e os primeiros momentos de John Lennon como músico.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp