Geral

Clima tenso entre quilombolas e militares

Imagem Clima tenso entre quilombolas e militares
Moradores do Quilombo Rio dos Macacos, em Simões Filho, protestam em frente a base da Marinha  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/07/2012, às 06h26   Redação Bocão News




Mais um capítulo da briga entre a Marinha e os moradores do Quilombo Rio dos Macacos, localizado dentro da Base Naval de Aratu, esta sendo escrito neste domingo (08).  Cerca de 80 pessoas estão concentradas em frente ao local e alegam que estão sendo impedidos por militares de entrar. “Ele criaram uma lista com nomes de moradores e não colocaram a identificação de minha família. Agora estou e mais sete pessoas, sendo uma criança de colo, de ir para casa”, disse uma moradora que desde as 8 horas da manhã tenta ir para casa.



A área ocupada por cerca de 500 moradores do quilombo é alvo de uma ação reivindicatória proposta pela Procuradoria da União, na Bahia, que pede a desocupação do local para “atender necessidades futuras da Marinha”.



De acordo com João Paulo Lordelo, a disputa pela posse do território ainda aguarda uma decisão final da Justiça: “acho que a Marinha está se adiantando porque tem a questão da posse, que está tramitando na Justiça. A decisão ainda não saiu, mas a Marinha já se comporta como se fosse a dona da terra”.

A comunidade Rio dos Macacos é formada por cerca de 50 famílias, que reivindicam a posse da área e defendem que estão no local há mais de 200 anos. A Marinha afirma ter oferecido uma área para que os moradores fossem alocados, mas eles não demonstram sinal de aceitação.


Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp