Geral

Órgão deixou de avaliar qualidade da água em Salvador e Lauro de Freitas

Publicado em 18/03/2012, às 13h29   Redação Bocão News



Desde o mês de fevereiro não está disponível o serviço que indica a qualidade da água para o banho de mar. A análise está suspensa por conta do final do contrato de emergência da empresa que realizava a coleta das amostras. A previsão é que as praias continuem sem a análise da água até abril, quando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estipula que um novo contrato seja firmado.


Através da análise, o órgão identifica a presença de bactérias e outros tipos de contaminação em 34 praias de Salvador e Lauro de Freitas. As praias próprias ou impróprias para o banho são então identificadas com placas para alertar os banhistas. O coordenador de Monitoramento de Recursos Ambientais e Hídricos do Inema, Eduardo Topázio, explicou ao A Tarde que o contrato existente até fevereiro era emergencial, feito com a criação do Inema. “Houve um problema com a nova licitação para contratação do serviço do laboratório que atenderá várias outras atividades, se tornando um contrato bem maior", acrescenta.


O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), deverá tornar-se o novo responsável pela análise das águas. Segundo a coordenação do Ceped, o contrato ainda não foi acordado e por isso os responsáveis pelo centro não estão autorizados a falar com a imprensa sobre o assunto. O Inema, por outro lado, afirma que a empresa escolhida para seguir com a análise da água nas praias ainda não foi definida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp