Geral

Petrobras assina protocolo de intenções para promoção de igualdade racial

Imagem Petrobras assina protocolo de intenções para promoção de igualdade racial
Cerimônia realizada no edifício-sede da Petrobras, no Centro do Rio  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/02/2012, às 21h10   Redação Bocão News



Em cerimônia realizada no edifício-sede da Petrobras, no Centro do Rio, a Companhia assinou hoje (7) protocolo de intenções com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para estratégias conjuntas de fortalecimento de ações afirmativas, promoção da igualdade racial e combate ao racismo. 
Com base no acordo firmado entre a Petrobras e a Seppir, caberá à Companhia, entre outras iniciativas, explicitar, em seus processos de seleção de patrocínios, critérios que valorizem projetos voltados para a promoção da igualdade racial, das artes negras e de outros segmentos étnicos. 
De sua parte, a Seppir apoiará a Petrobras no que diz respeito à elaboração de conteúdos relativos à inclusão social, à história e à diversidade das culturas envolvidas no acordo.
Segundo o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, a origem e a história da Companhia refletem o desejo de um Brasil mais justo e mais generoso, e um compromisso com um Brasil plural. “Este protocolo busca fortalecer a sinergia entre as ações de Responsabilidade Social e de patrocínio da Petrobras e as políticas públicas de promoção da igualdade racial, formuladas pelo governo federal através da Seppir", explicou. "Desde 2006, o Código de Ética da Petrobras prescreve a igualdade de oportunidades e a eliminação de qualquer tipo de discriminação."
Para a ministra da Seppir, Luiza Bairros, a medida atende aos interesses mais centrais de cidadania, com a promoção da igualdade racial. “É uma história com a Petrobras, que vem sendo aos poucos construída”, ressaltou.
Projetos sociais e culturais - Na área social, a Petrobras apoia iniciativas como o Projeto A Cor da Cultura, que promove a educação para as relações étnico-raciais de crianças, jovens e educadores, para o conhecimento e reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro para 540 mil alunos e 15 mil professores nos estados da Bahia, Rio, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
Na Bahia, a Companhia apoia iniciativas como o Projeto Escola Olodum, que atende 660 crianças, adolescentes e jovens afrodescendentes, promovendo atividades de arte-educação e inclusão digital, além da capacitação de 500 educadores, por meio da realização de seminários, em Salvador (BA).
Também na Bahia, a Companhia patrocina o projeto Cidadania Quilombola, com foco no combate à pobreza com atividades econômicas, sociais, culturais, ambientais e educacionais que contribuem para a promoção de desenvolvimento sustentável e solidário. O projeto atende cerca de 300 participantes, entre jovens, adultos e idosos de 14 comunidades da Bacia e Vale do Iguape, no município de Cachoeira.
Na área cultural, a Petrobras patrocina ações como o 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, responsável por evento de premiação, em conjunto com Fundação Cultural Palmares, para profissionais e companhias que trabalham de forma sistemática com a temática cultural negra nas modalidades de teatro, fotografia, dança e artes plásticas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp