Geral

A benção do Bom Jesus e o último pôr do sol do Humaitá

Imagem A benção do Bom Jesus e o último pôr do sol do Humaitá
Pedidos para Yemanjá e a beleza da Boa Viagem contemplam a chegada do novo ano  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/01/2012, às 10h29   Caroline Gois





Confira galeria de fotos


Faltando menos de quatro horas para a chegada de 2012, baianos e turistas aproveitam para fazer as últimas orações, antecipar os pedidos e assistir ao último pôr-do-sol da famosa Ponta do Humaitá - considerada uma das vistas mais belas da capital baiana.


Para a turista carioca, Judi Oliveira, sair da Federaçao - bairro onde está hospedada  - na garantia de conseguir antes da virada a oferenda de Yemanjá neste local é um presente de fim de ano. " Estar aqui e também poder acompanhar os preparativos para o Bom Jesus dos Navegantes é algo espetacular", disse a visitante. Ela, acompanhada da amiga Alei Menezes, aproveitaram para assistir também ao último adormecer do sol de 2011. "Desejo paz e um destino melhor para nossos jovens", disse Alei enquanto jogava ao mar as flores para a 'mãe das águas'.



Além delas, moradores da região também antecipavam os pedidos e mentalizavam as boas energias para 2012. E para recepcionar o mais novo anfitrião, barracas foram montadas com estruturas que permitem receber o ano com a vista para o mar da Boa Viagem. No fim do ano, a expectativa maior para quem mora e vive do comércio local é
para os festejos da Procissão do Bom Jesus dos Navegantes. No primeiro amanhecer de 2012 a galeota com a imagem do Senhor irá aportar na região, sendo recebido por diversos fiéis - que depositam neste dia todas as esperanças para que os 365 que irão seguir sejam repletos de realizações.


E, para os atrasados que perderam a última missa da última sexta-feira do ano na igreja do Bonfim, hoje, a igreja estava lotada e por volta das 17h30 se econtrava  repleta de fiés que finalizam as orações de 2011. As fitas - que carregam todo o sincretismo da Bahia, 'brigavam' por espaço nos portões da igreja. Havia ainda tempo
para reza, para pedidos, para perdões.

Ainda há tempo para quem espera um ano melhor e, para quem como a nossa turista carioca - a Judi, fez questão de registrar e acreditar: "Quero que os homens se entendam e a fome no mundo diminua". disse. Então, é só pedir e realizar durante o ano que se aproxima. Que venha 2012.

Fotos: Roberto Viana// Bocão News

Matéria orginalmente postada às 20h do dia 31 de dezembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp