Geral

Tinoco vai aguardar relatório da Defesa Civil sobre incêndio no Monumento à Cidade de Salvador

Vagner Souza
Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 21/12/2019, às 16h34   Juliana Nobre



O secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Claudio Tinoco, afirmou que vai aguardar relatório da Defesa Civil para saber as causas reais do incêndio ao Monumento à Cidade do Salvador, também conhecido como Monumento Mário Cravo, na tarde deste sábado (21). Atualmente, o local passa por obras promovidas pela prefeitura de Salvador. Informações que chegaram à redação é a de que funcionários da obra estavam no local quando ocorreu o início do incêndio. No entanto, o secretário rechaçou.

“Ainda não temos informações oficiais sobre a causa, e vamos aguardar relatório da Defesa Civil. Não podemos afirmar o que foi ainda, mas informações de comerciantes do Mercado Modelo me passaram que ‘sacizeiros’ da região queimaram fios no local, pegando fogo no monumento. Porém, repito, essa é apenas uma informação preliminar”, disse ao BNews.

A Fundação Gregório de Matos é a responsável pela manutenção do equipamento. A assessoria da prefeitura de Salvador informou que uma equipe irá ao local para avaliar o que sobrou e quais medidas deve tomar. Também ressaltou que a prefeitura não realiza obras no monumento e sim na Praça Cairu.

De concepção moderna, o monumento, idealizado pelo escultor Mario Cravo e localizado onde antigamente ficava o primitivo Mercado Modelo, foi erguido em 1970 e possuía dupla função: escultura e fonte luminosa. O material com que foi construído, resina reforçada com fibra de vidro, foi utilizado em caráter experimental e ficou até hoje. A ideia era fazê-la depois em concreto armado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp