Geral

Brasil avança nas ações que beneficiam jovens negros

Imagem Brasil avança nas ações que beneficiam jovens negros
Apesar de progressos, juventude afrodescendente ainda é a mais vitimada pela violência  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/11/2011, às 09h38   Redação Bocão News



No Dia da Consciência Negra, O Brasil pode comemorar avanços nas políticas de ações afirmativas em diversos âmbitos de desenvolvimento. A avaliação do relatório “Juventude Afrodescendente na América Latina: realidades diversas e direitos (des) cumpridos” aponta que o país foi o que mais teve progressos e resultados sistemáticos e diminuição de desigualdades entre jovens brancos e negros.
Indicadores e pesquisas realizadas no país, nos últimos anos, comprovam que a adoção de políticas públicas de cotas raciais nas universidades públicas possibilitam o crescimento do número de estudantes afrodescedentes nas instituições de ensino superior.
Apesar das conquistas, as desigualdades em setores da saúde, educação e acesso ao mercado de trabalho ainda existem. Segundo dados do Relatório Anual de Desigualdades Raciais no Brasil, entre 2011 e 2009 foram cometidos aproximadamente 84 mil homicídios contra jovens negros de até 24 anos, o que equivale a cerca de 62% do total dos assassinatos desta faixa etária. 
No ano de 2007, entre as jovens negras nas faixas de 15 a 19 anos, houve 30,6 mortes maternas por 100 mil nascimentos, enquanto entre as brancas esse número é de 37,1 por 100 mil.

Fonte: A Tarde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp