Geral

Projeto social anuncia doação de uma tonelada de alimentos à Instituição Beneficente Conceição Macêdo

Reprodução
IBCM anunciou que fecharia as portas por falta de dinheiro para pagar folha de funcionários  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/10/2018, às 17h22   Rafael Albuquerque



A Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), que atua desde 1989 na prevenção do HIV/AIDS e atende 65 crianças de 2 a 6 anos no Centro de Salvador, anunciou o encerramento das atividades. Em nota, a entidade, que é administrada pelo padre Alfredo Dórea, afirma que a falta de apoio institucional obrigou o fim dos trabalhos. Diante da notícia nada agradável, o empresário Hebert Bouzon se sensibilizou e anunciou a doação de mais de uma tonelada de alimentos para a instituição.

Bouzon é presidente do “Cidadania Já”, o maior projeto social e privado da Bahia, que tem 15 anos de existência. O projeto ajuda as pessoas no desenvolvimento da vida profissional oferecendo mais de 60 cursos livres profissionalizantes, presenciais e online, de graça. A forma de acesso é a doação de um quilo de alimento, e graças a isso o projeto vai destinar mais de uma tonelada de alimentos ao IBCM.

Em entrevista ao BNews, Bouzon afirmou explicou: “o projeto já existe há 15 anos. Damos mais de 60 cursos de graça dentro de escolas estaduais, de associações, de faculdades, de igrejas. Temos uma média de dois mil alunos por mês, e esses alimentos a gente doa. Temos mais de 170 mil alunos formados presencialmente na Bahia e mais de 400 mil alunos na internet”.

O empresário também citou que sem o apoio dos parceiros não seria possível manter o projeto e realizar a doação ao IBCM: “somos empresários, não temos apoio de governo. o projeto Cidadania Já tem parceiros como o Colégio da Policia Militar Dendezeiros (CPM), na figura do Major Ramos, e a Ordem Dos Capelães do Brasil (OCB), na figura do superintendente estadual na Bahia, Jadson Paim. Temos também o apoio da ‘Alugue Gráfica’”, disse o empresário, que também citou o apoio do coordenador de cursos William Nascimento.

O projeto, segundo Hebert Bouzon, atinge todos os públicos, desde jovens, adultos, estudantes, presidiários, profissionais e executivos: “ajudamos as pessoas a terem uma oportunidade através do seu desenvolvimento com nossas palestras, treinamentos e cursos de capacitação profissional”, finalizou.

Situação crítica:
O padre Alfredo Dórea, administrador da entidade, afirmou ao BNews que o dinheiro proveniente de uma vaquinha on-line e de depósitos na conta do IBCM “garantem uma sobrevida até o final de novembro. Temos mais um mês de pagamento da folha”.

Houve uma reunião com o secretário de Educação, Bruno Barra, onde o padre teve a informação de que o prefeito ACM Neto determinou que fosse buscada uma solução: “fomos ao encontro do secretário com o vereador Duda Sanches. A orientação do prefeito é de que se busque uma solução. Me parece que vai ter um edital para convênio de creche comunitária e certamente nossa instituição será chamada”.

O padre Dórea se disse esperançoso, mas alertou: “só acredito quando o dinheiro estiver na conta. A nossa parte a gente fez. Somos uma instituição ficha limpa que atende 65 crianças de dois a cinco anos. Nossa preocupação é a saúde das crianças e adesão ao tratamento”, disse se referindo aos 40% de crianças portadores do vírus HIV e que são acompanhadas pelo IBCM.

Conta corrente para receber doações:
Instituição Assit. Beneficente Conceição Macedo
Banco do Brasil (001)
Agência: 0904-0
Conta Corrente: 254.651-5
CNPJ sob o nº 00.584.568/0001-05, sediada na Rua Santa Clara do Desterro, Nº 85 – Nazaré  - SSA-BAj
Insc estadual: 072.730.898
Tel: 34509759

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp