Geral

Brasil registra aumento no sequestro internacional de crianças

Publicado em 24/07/2011, às 18h03   Brasil registra aumento no sequestro internacional de crianças



Os sequestros internacionais de crianças estão crescendo no Brasil, segundo reportagem do jornal Correio Braziliense, na sua edição deste domingo (24). De 2003, quando a Advocacia-Geral da União (AGU) começou a atuar em processos dessa natureza, a 2010, foram 218 ações judiciais, das quais 65 (30%) só no ano passado.

O perfil mais comum é da mãe brasileira que, depois de dissolver uma união lá fora com um estrangeiro, retorna ao país trazendo os filhos, sem o consentimento do ex-cônjuge ou descumprindo decisão judicial referente à guarda.

Embora haja uma convenção internacional ratificada por pelo menos 88 países que determina a resolução dos imbróglios em seis semanas, a morosidade da Justiça brasileira ainda é um entrave, resultando em prejuízos para a criança.

Entre os países com mais ações de sequestro internacional de crianças resolvidas pelas autoridades brasileiras estão a Itália, a Argentina e os EUA.

Para a AGU, além das diferenças culturais e das dificuldades de adaptação em países estrangeiros, “o aumento no número de casos pode levar a crer que a crise econômica seja fator que influencie na decisão de retorno”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp