Geral

Coordenadora do Sindilimp-BA recebe Comenda Maria Quitéria na Câmara

Publicado em 13/05/2016, às 22h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O espírito reconhecidamente aguerrido na defesa dos mais humildes demonstrado pela coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), Ana Angélica Rabello, foi premiado, na noite desta sexta-feira (13), pela Câmara Municipal de Salvador. Funcionários terceirizados de todo o estado lotaram o plenário do Legislativo para testemunhar a entrega da Comenda Maria Quitéria, realizada por iniciativa do vereador Luiz Carlos Suíca (PT).
“Ela está na batalha dos interesses coletivos e merece o reconhecimento de nossa cidade. Ana Angélica construiu uma identidade própria, adquirindo uma ascendente sensibilidade pública. Com sua postura, tem ajudado a desconstruir a imagem de que “mulher é sexo frágil”. Muito me honra ter a oportunidade de oferecer essa comenda a esta mulher tão aguerrida e leal”, avaliou Luiz Carlos Suíca, que também é diretor-jurídico do Sindilimp-BA.
O vereador lembrou com lamentação do episódio em que a homenageada e o também diretor do sindicato, Edson Conceição, foram presos, em julho do ano passado, ao participarem de manifestação no Colégio Landulfo Alves, em protesto pelo pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores terceirizados. “Eles voltaram ainda mais fortes”, relatou.
Visivelmente emocionada, a homenageada destacou o desafio das mulheres de lutar contra o machismo.  Visivelmente emocionada, a homenageada destacou o desafio das mulheres de lutar contra o machismo.  “Tenho o maior orgulho de receber essa honraria neste 13 de maio, data da abolição dos escravos e Dia de Nossa Senhora de Fátima, a quem eu sou devota desde criança por causa da minha mãezinha. Muito me honra representar todos esses trabalhadores terceirizados da Bahia e contribuir, de alguma forma, para que possamos melhorar nossas condições de trabalho”, comemorou Ana Angélica Rabello.
O presidente do Legislativo municipal, vereador Paulo Câmara, deu início aos trabalhos na sessão solene e também destacou o “perfil aguerrido e batalhador” da homenageada.
Alunos do curso técnico do Sesi apresentaram o Projeto Heróis da Saúde, destacando a importância dos trabalhadores em limpeza na sociedade.  
Militância pelos terceirizados
Nascida em 14 de março de 1964, no Município de Mundo Novo, interior da Bahia, Ana Angélica Rabello é mãe de três filhos. Mudou-se para Salvador em 1995.  No ano seguinte, foi aprovada em concurso de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), trabalhando por quatro anos na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Após o fim do vínculo, em 2001, foi contratada em regime de terceirização pela empresa Concreta, para prestar serviço ao zoológico de Salvador.
No mesmo ano, constatou violações dos direitos trabalhistas cometidas pelo empregador. A partir daí, iniciou a militância em defesa dos terceirizados.  Apresentou a denúncia ao Sindilimp-BA, que resultou em uma ação coletiva na Justiça do Trabalho.
Pela postura demonstrada no episódio dos terceirizados do zoológico, Ana Angélica foi convidada a fazer parte da direção do Sindilimp e em 2003 assumiu função na Secretaria de Imprensa. Posteriormente, foi indicada a assumir a coordenação-geral do sindicato.
Ana Angélica, além de encampar a defesa dos trabalhadores terceirizados, conseguiu transformar a vida de algumas crianças, ao estabelecer parceria com Escola Infantil Recanto Lápis na Mão. Através da intermediação da coordenadora do Sindilimp, vagas foram abertas para crianças cujos pais não tinham condições de pagar as mensalidades, contribuindo para a socialização dos jovens alunos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp