Geral

Guardas municipais participam de curso de combate a incêndio em áreas verdes

Publicado em 16/03/2015, às 23h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Com o objetivo de capacitar os profissionais da Guarda Municipal para auxiliarem na redução de queimadas em áreas verdes do município, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, ministrado pelo Centro Nacional de Prevenção (Prevfogo) do Ibama, formou 36 agentes lotados no Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) de Salvador. A ação teve duração de 40 horas e foi encerrada na última sexta-feira (13). Fruto de parceria entre a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência (Susprev), o Ibama e a Secretaria Cidade Sustentável (Secis), a capacitação ocorreu no Parque das Dunas, no bairro de Stella Maris.
"Além de ajudar a reduzir os incêndios florestais, a medida auxilia na conscientização da população sobre as consequências dos problemas decorrentes de incêndios e queimadas, bem como nos ajuda a promover atividades que visam a recuperação de áreas degradadas e suprir o sistema de informações sobre incêndios florestais (Sisfogo) com dados sobre ocorrências na área de atuação das brigadas", informa Robson Pires, supervisor do Gepa.
Em cinco dias de treinamento, os guardas foram capacitados, por meio de aulas práticas e teóricas, em noções para controle de incêndio florestal, segurança no trabalho, comportamento do fogo, equipamentos, ferramentas, combate aéreo e terrestre, além da prática de campo e estrutura organizacional das brigadas.
Ainda de acordo com Robson Pires, com a capacitação os agentes ficam cada vez mais preparados para atuar no combate às queimadas nas áreas verdes da cidade. "Temos hoje em Salvador uma brigada para combater incêndios florestais capacitada pelo Ibama, transpondo a barreira do atendimento exclusivamente emergencial e implementando uma nova forma de aplicação das politicas públicas relativas ao fogo", diz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp