Geral

Condições degradantes no Minha Casa, Minha Vida

Imagem Condições degradantes no Minha Casa, Minha Vida
Programa mantém operários em situação trabalhista irregular  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/04/2011, às 23h11   Redação Bocão News



O Minha Casa, Minha Vida é uma das principais vitrines do governo Dilma Rousseff. Mas, apesar de ser a “menina dos olhos” da presidenta, o programa de habitação tem trabalhadores em condições degradantes no estado de São Paulo.

A denúncia foi publicada pela Folha de S. Paulo, após ação conjunta de fiscais do Ministério do Trabalho e procuradores do Ministério Público do Trabalho. De acordo com a força tarefa, pessoas das regiões norte e nordeste são atraídas pela oferta de emprego nos canteiros de obras, mas acabam atuando em situação trabalhista irregular.

A Folha visitou alojamentos e obras de casas populares onde trabalhadores vivem em locais superlotados, sem ventilação e com problemas de higiene e saneamento.

De acordo com o texto, “operários são contratados por empreiteiros terceirizados de grandes construtoras e ganham abaixo do piso da categoria (de R$ 990 para pedreiro, por exemplo), apesar da promessa de que receberiam o dobro”.

A maioria dos casos partiu de denúncias do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da região de Campinas, a 93 km da capital paulista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp