Esporte

Vini Jr. faz compilado de ataques sofridos e questiona: "O que falta para criminalizarem?"

Reprodução/ESPN
Vini Jr. foi, mais uma vez, alvo de ataques racistas durante jogo pela La Liga  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ESPN
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 22/05/2023, às 16h33



O jogador brasileiro Vinicius Jr, mais uma vez, foi vítima de racismo durante uma partida jogada pela La Liga. O caso aconteceu no domingo (21), durante a partida entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.

Diante do ocorrido, o atacante se pronunciou, declarando não ter sido a primeira vez que sofreu os ataques racistas.

Para comprovar, publicou um compilado com vídeos que mostram as agressões verbais, questionando, na legenda, "o que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?".

De acordo com o presidente da La Liga, Javier Tebas Medrano, o jogador brasileiro foi alvo de oito dos nove casos de racismo denunciados pelo campeonato nesta temporada. A informação foi compartilhada por Medrano nesta segunda-feira (22).

Em comunicado compartilhado no seu perfil no Twitter, Medrano disse que "nem a Espanha nem a LaLiga são racistas" e que é "muito injusto dizer isso". "Sempre identificamos os agressores e levamos a reclamação aos órgãos sancionadores", alegou.

Ainda no domingo, Vinicius Jr. escreveu em seu perfil no Twitter que a "competição acha normal, a federação também e os adversários incentivam".

Confira a legenda da publicação do Instagram na íntegra:

"A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos... Tudo registrado.

Mas o discurso sempre cai em “casos isolados”, “um torcedor”. Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha (e até em um programa de televisão).

As provas estão aí no vídeo. Agora pergunto: quantos desses racistas tiveram nomes e fotos expostos em sites? Eu respondo pra facilitar: zero. Nenhum pra contar uma história triste ou pedir aquelas falsas desculpas públicas.

O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?

O problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais. Me culpar para justificar atos criminosos também não.

No és fútbol, és inhumano".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp