Política

Passagem da Tocha no Pelô é marcada por protesto contra Temer e ausência de Neto

Publicado em 24/05/2016, às 11h40   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Pouco antes das 10h, foi iniciado o revezamento da Tocha Olímpica em Salvador no primeiro trajeto, do Pelourinho até à Igreja do Bonfim. O pontapé inicial foi dado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado com o primeiro condutor seguindo pelas ruas do Centro Histórico em direção ao Elevador Lacerda. 
Já nos primeiros metros, a condução do maior símbolo dos Jogos Olímpicos ficou marcada pelos protesto contra o presidente em exercício, Michel Temer. Protestantes pediam a saída do peemedebista, manifestação que foi reforçada com a chegada na Praça Municipal, onde outros manifestantes aguardavam o comboio com faixas e cartazes contra o que chamam de golpe político. 
Quem acompanhou os primeiros instantes do revezamento da Tocha na capital baiana também notou a ausência do prefeito ACM Neto, que está nos Estados Unidos em visita à sede mundial da Google. O gestor pretende trazer para Salvador às plataformas de educação integral com o uso de novas tecnologias de empresas. O prefeito não acompanhará a passagem da Tocha na capital baiana e só retorna no sábado. 
Nas redes sociais, Neto compartilhou com os seguidores um dos momentos mais marcantes do símbolo olímpico na Bahia, quando a Tocha desceu de rapel o Elevador Lacerda. "Em Salvador, a Tocha Olímpica foi radical e desceu os 72 metros do Elevador Lacerda de rapel", escreveu na legenda. 

Em Salvador, a Tocha Olímpica foi radical e desceu os 72 metros do Elevador Lacerda de rapel. #Olimpiadas2016

Uma foto publicada por ACM Neto (@acmnetooficial) em

Trajeto da Tocha
Após percorrer a Cidade Baixa, o símbolo olímpico segue para o trecho 2, no miolo da cidade, onde fará, das 14h às 17h, o caminho entre as avenidas Paralela e Manoel Dias da Silva, passando pelas avenidas Orlando Gomes e Octávio Mangabeira e pelo Jardim Armação.
O trecho 3 compreende o retorno da tocha ao Centro, com breve passagem pelo Dique do Tororó, a partir das 17h30, seguindo em direção ao Farol da Barra, onde a Pira da Celebração será acesa, às 19h. O percurso engloba as avenidas Oceânica e Centenário, além do Morro do Cristo. No final do trajeto, na Praça da Celebração, montada no farol, a chama olímpica será recepcionada com grande show com DJ's, Jammil, Thiaguinho, Daniela Mercury e Jota Quest.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp