Esporte

Partida de 11 gols e confrontos de tirar o fôlego: saiba tudo sobre as goleadas entre Bahia x Santos

Reprodução/EC Bahia
Santos de Pelé faz jogo histórico e Bahia devolve chocolate 20 anos depois  |   Bnews - Divulgação Reprodução/EC Bahia

Publicado em 15/05/2023, às 05h00   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O confronto Bahia x Santos vai preencher o calendário do torcedor no mês de maio. Com partidas pelas oitavas de final da Copa do Brasil e rodada pelo Campeonato Brasileiro da Série A na última quarta-feira (10), o resgate da nostalgia mágica que há no embate entre as equipes é inevitável.

Pensando nisso, a reportagem do BNews relembra os jogos que já tiraram o fôlego dos torcedores de Bahia e Santos ao longo da história, as goleadas. Aqui vai um spoiler: o Peixe leva ampla vantagem quando se trata de aplicar um verdadeiro chocolate no adversário.

A viagem começa em 1961, na Taça Brasil daquele ano. A competição correspondia ao Campeonato Brasileiro na época e era organizada pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que hoje deu lugar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Mordido por perder o título da Taça Brasil em 1959 para o Esquadrão de Aço, o Santos quis devolver o troco. Depois de um empate em 1 a 1 no jogo de ida, na Fonte Nova, o Peixe aplicou uma goleada de 5 a 1 no jogo da volta, com direito a hat-trick de Pelé, se sagrando o campeão do torneio. Coutinho marcou dois naquele dia e Florisvaldo, para o Bahia, descontou o placar.

Em 1963, novamente frente a frente pela disputa da finalíssima da Taça Brasil, os clubes iniciaram a decisão no Pacaembu. Não deu chances para o Tricolor. O Alvinegro praiano aplicou 6 a 0 logo de cara e na volta, já com adversário abatido, fez 2 a 0. Pelé marcou quatro gols no confronto, sendo dois na ida e mais dois na volta.

Novo hat-trick e 11 gols em campo

O Bahia se via livre do seu algoz recente há cinco anos, mas em 1968 essa história chegou ao fim. Em embate pela Taça de Prata, popularmente conhecida como Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ou “Robertão”, o Campeonato Brasileiro daquele ano viu a maior goleada feita naquela edição e no histórico de confrontos entre as duas equipes.

Novamente sem tomar conhecimento do elenco que tinha Adauri e Biriba no ataque, e Jurandir no gol, o Santos meteu 9 a 2 no Bahia. Com direito a quatro gols de Toninho Guereiro e mais um hat-trick do Rei Pelé. Os homens da frente, Biriba e Audari, descontaram para o clube baiano.

Com as diversas partidas entre os times ao longo dos anos, passando ainda por nova goleada de 5 a 1 para o Santos, em 1970, pela Taça de Prata, o Bahia resolveu se vingar. Foram 20 anos de espera, e, em 1988, pela disputa da segunda fase daquela competição que seria vencida pelo Esquadrão de Aço, o placar de 5 a 1 deu o tom do que aquele time era capaz de fazer. 

Com dois gols de Zé Carlos, um de Marquinhos, um de Charles, e gol contra do zagueiro Cássio, o Bahia ia encaminhando sua classificação às quartas de final e dando passagem ao título brasileiro de 1988.

Bahia e Santos se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Brasil nos dias 17, às 19h, na Vila Belmiro, e 31, também às 19h, pelo jogo de volta, na Arena Fonte Nova. O classificado às quartas de final, além da vaga ainda embolsará R$ 4,3 milhões.

Todas as goleadas no confronto Bahia x Santos*:

Santos 5 x 1 Bahia - Taça Brasil 1961

Santos 6 x 0 Bahia - Taça Brasil 1963

Santos 9 x 2 Bahia - Taça de Prata (Robertão) 1968

Bahia 1 x 5 Santos - Taça de Prata (Robertão) 1970

Bahia 5 x 1 Santos - Brasileirão 1988

Santos 5 x 2 Bahia - Copa do Brasil 1998

Santos 5 x 1 Bahia - Brasileirão 2001

Santos 4 x 0 Bahia - Brasileirão 2003 (rodada 15)

Bahia 4 x 7 Santos - Brasileirão 2003 (rodada 38)

*Consideramos goleadas os resultados com placar igual ou acima de quatro gols na partida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp