Esporte

Futebol Nordestino: Veja como foi o desempenho de clubes do Nordeste na temporada 2022

Foto: Breno Babu/CBF
Série A de 2023 pode contar com três clubes do Nordeste  |   Bnews - Divulgação Foto: Breno Babu/CBF


Com representantes em todas as quatro divisões do futebol nacional, o Nordeste é um dos estados com o maior número de clubes em todo o Brasil. Mas como foi a temporada 2022 para o futebol nordestino?

Série A

Na primeira divisão do futebol nacional, apenas dois clubes nordestinos estão na disputa, são eles os arquirrivais Fortaleza e Ceará. O tricolor começou o Brasileirão com uma campanha ruim, estando no Z4 da competição durante praticamente todo o primeiro turno, mas no segundo turno conseguiu uma fantástica recuperação e, faltando duas rodadas para o fim do torneio, está na 11ª posição, com 49 pontos, sem chances de rebaixamento e com remotas chances de se classificar para a Libertadores.

Já o Ceará, que começou o ano bem chegando até as quartas de finais na Copa Sul-Americana, atravessou uma fase ruim no segundo turno do Brasileirão e está muito próximo de ser rebaixado para a segunda divisão. Com 34 pontos e na 18ª colocação, precisa vencer seus dois últimos jogos e torcer para o Cuiabá conquistar apenas um ponto nos seus dois últimos jogos, além do Atlético-GO também não puder vencer suas duas partidas.

Série B

Na segunda divisão, seis times representaram a região Nordeste e apenas um conseguiu o acesso para a Série A de 2023, o Bahia, que se manteve no G4 da competição desde a primeira até a última rodada. O Sampaio Corrêa por pouco não conseguiu terminar a competição na zona de classificação, sendo o 5º colocado com 58 pontos, quatro a menos que o quarto colocado.

O Sport também disputou o acesso até a última rodada, mas não conseguiu a combinação de resultados necessária para entrar no G4. O CRB fez um campeonato sem susto e terminou no meio da tabela, em 11º. CSA e Náutico amagaram o rebaixamento para a Série, sendo o time alagoano definindo apenas na última rodada, quando perdeu de virada para o campeão Cruzeiro. Já o alvirrubro pernambucano foi o último colocado da Série B, e foi rebaixado na 36ª rodada.

Série C

Na terceira divisão, com nove representantes, o futebol nordestino foi bem representado por ABC e Vitória, que conseguiram o acesso para a Série B de 2023. O time de Natal foi vice-campeão do torneio, perdendo para o Mirassol na final. Já o Vitória conseguiu o acesso mais improvável do futebol brasileiro na temporada de 2022, após ter apenas 2,6% de chance de acesso.

O rubro negro baiano teve uma arrancada na reta final da primeira fase da competição, quando ficou invicto nas oito últimas rodadas da competição e na última rodada conseguiu ingressar na zona de classificação para a segunda fase. Na segunda fase, o time perdeu apenas um jogo, contra o Figueirense, e foi o segundo colocado do Grupo B, mesmo grupo do ABC.

O Botafogo-PB esteve muito próximo de se classificar para a segunda fase do torneio, mas perdeu sua vaga justamente na última rodada da primeira fase. Confiança, Floresta e Altos lutaram contra o rebaixamento até o fim da primeira fase, mas conseguiram escapar da degola. Atlético-CE, Ferroviário e Campinense também lutaram contra o rebaixamento, mas não tiveram êxito e vão jogar a Série D em 2023.

Série D

A quarta divisão é o campeonato nacional com o maior número de representantes nordestinos, com 22 representantes. No Grupo 2, Moto Club, Pacajus e Juventude Samas conseguiram se classificar para a segunda fase, já o Fluminense-PI e o 4 de Julho ficaram na primeira fase. No Grupo 3 o Retrô, América-RN, Sousa e Afogados conseguiram a classificação, enquanto o Icasa, São Paulo Crystal, Globo FC e Crato ficaram pelo caminho.

No Grupo 4, ASA, Lagarto, Jacuipense e Santa Cruz se classificaram para a segunda fase, enquanto Sergipe, Juazeirense, CSE e Atlético-BA ficaram na primeira fase. Representante do Nordeste no Grupo 6, o Bahia de Feira conseguiu sua classificação para a segunda fase.

Jacuipense, Retrô, Pacajus, Afogados, Sousa e o Juventude Samas caíram na segunda fase, enquanto que o Moto Club, Santa Cruz, Bahia de Feira e lagarto ficaram nas oitavas de final. Nas quartas, o ASA ficou pelo caminho após perder os dois jogos para o Pouso Alegre. O América-RN chegou até a final, justamente contra o Pouso Alegre, e se sagrou campeão brasileiro da Série D.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp