Esporte

Dupla BAVI descontente com divisão de valores imposta pela Globo no Brasileirão

Imagem Dupla BAVI descontente com divisão de valores imposta pela Globo no Brasileirão
Times baianos são tratados como de terceiro escalão pela emissora  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/08/2014, às 06h21   Alessandro Isabel ([email protected])


FacebookTwitterWhatsApp

É unânime. Bahia e Vitória não estão satisfeitos com a divisão de valores imposta pela Rede Globo para os clubes que disputam o campeonato Brasileiro da Série A. Não apenas os clubes baianos, mas também Goiás, Coritiba, Sport, Atlético PR e demais equipes consideradas pela emissora de 'terceiro escalão', se mostram incomodadas com o tratamento desigual.

O assunto veio à tona após o desabafo do presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil. Para ele, a ‘decadência’ do futebol brasileiro está diretamente ligada a posição da emissora detentora dos direitos de transmissão que divide 52% da renda com publicidade para cinco times, sendo os 48% restantes fatiados com 15 clubes.

Bahia e Vitória foram convidados nesta mês de agosto para uma reunião com representantes da Globo na sede da emissora em São Paulo. O tricolor senta à mesa na próxima sexta-feira (22) e será representado pelo presidente Fernando Schmidt. Já o rubro-negro participa do encontro no dia 26, uma terça-feira, com o preidente Carlos Falcão representando. As demais 18 agremiações da série A também participam.

Na pauta do debate seguem assuntos pertinentes ao decréscimo do futebol brasileiro nos quesitos: média de público, nível de jogo e queda de audiência do Campeonato Brasileiro em TV aberta. Segundo medição do Ibope, a competição tem perdido cerca de 10% de espectadores a cada ano.

A reportagem do Bocão News conversou com representantes da dupla BAVI nesta segunda-feira (18). De acordo com a assessoria do Bahia, o clube vai aguardar a reunião de sexta-feira para emitir nota, mas adiantou que não está satisfeito com a divisão do bolo publicitário. Mesmo com boa média de público no estádio e na venda de pay-per-view (canal fechado), o tricolor não é beneficiado como clubes dos eixos sul e sudeste.

Carlos Falcão, do Vitória, também prefere saber o que será debatido no encontro antes de se manifestar pró ou contra as intenções da Globo. Mas, quando o assunto é a divisão da verba ele é direto e não esconde o descontentamento. "Ela (Globo) deve fazer uma reestruturação no formato, pois do jeito está sendo feito não é justo e estamos ficando pra trás", afirmou o presidente.

Falcão acredita que a decisão adotada pela emissora em dividi o bolo de forma individual tem desequilibrado a competição ao injetar valores vultosos em poucas equipes, enquanto outras – Bahia, Vitória, Sport... – recebem até R$ 100 milhões menos da TV, se comparados com Flamengo e Corinthians, por exemplo.

A preocupação do dirigente é que o futebol brasileiro se torne um espelho do espanhol, onde 20 clubes participam da competição, mas as duas maiores receptoras de investimentos de emissoras de TV – Real Madri e Barcelona – conseguem disputar o título.


Publicada no dia 18 de agosto de 2014, às 11h54

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp