Esporte

Blatter e Platini são suspensos pela FIFA e nome de Zico ganha força em eleição

Publicado em 08/10/2015, às 09h49   Tarso Duarte (@tarsoduarte)


FacebookTwitterWhatsApp

Já de saída da Fifa, o presidente da entidade máxima do futebol mundial foi suspenso por um comitê independente da organização. Joseph Blatter, é investigado por apropriação indébita e má administração pela justiça de seu país natal, a Suíça, levou a punição mais pesada possível, aplicada pelo Comitê de Ética.
Blatter não foi o único, com seu maior opositor e presidente da UEFA, o francês Michel Platini, também sendo sido suspenso, com a mesma punição do suíço. O ex-jogador é pré-candidato para suceder Blatter, e pode ter a candidatura prejudicada com a suspensão. Além do dois, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke teve a mesma punição.
A maior punição, no entanto, ficou para o ex-vice-presidente da Fifa, Chung Mong-Joon, que foi banido por seis anos e ainda multado em seis mil francos suíços. Ele também seria pré-candidato para a eleição na entidade, sendo candidato da situação.
Zico entra na briga – As inesperadas punições fortaleceram o nome do brasileiro para as eleições para a presidência na Fifa, que acontecem em fevereiro de 2016. O ex-ídolo do Flamengo é a zebra na disputa, já que não tem ligação a nenhuma federação.
Caso Blater seja impossibilitado de terminar seu mandato, que vai até fevereiro de 2016, quem assume seu cargo é o vice-presidente mais velho da Fifa, camaronêsIssa Hayatou. Ele tem 69 anos e é presidente da Confederação Africana de Futebol desde 1988.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp