Esporte

Com presenças de presidentes da dupla BAVI e da FBF, Del Nero é empossado na CBF

Publicado em 16/04/2015, às 16h32   FBF


FacebookTwitterWhatsApp

Diante um auditório lotado de autoridades, presidentes e representantes de clubes e Federações do país e sob muitos aplausos, Marco Polo Del Nero foi empossado, nesta quinta-feira (16), novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A cerimônia foi realizada na Sala das Federações, na sede da entidade, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Marco Polo comandará o futebol nacional pelos próximos quatro anos, em substituição a José Maria Marin, que permanecerá compondo a diretoria da CBF, mas desta vez como vice-presidente da região Sudeste. Além dos dois dirigentes, também tomaram posse os demais vice-presidentes regionais do mandato. Tratam-se de Fernando Sarney (Norte), Gustavo Feijó (Nordeste), Delfim Peixoto (Sul) e Marcos Vicente (Centro-Oeste).

A nova diretoria da entidade contará ainda com Walter Feldman, secretário-geral; Rogério Caboclo, tesoureiro; Reinaldo Buzoni, diretor de registros; Manoel Flores, diretor de competições; Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico; Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem e Gilberto Ratto, diretor de marketing.

No seu discurso, Del Nero pregou a união entre CBF, clubes e Federações e falou em modernização da gestão do futebol nacional. "A CBF faz muito mais do que administrar a seleção principal masculina. Ela mantém todas as seleções de base – masculina e feminina – com a mesma estrutura geral. Estamos retomando o caminho das vitórias com a nova Comissão Técnica, comandada pelos experientes campeões do mundo Dunga e Gilmar Rinaldi. Estamos invictos: 8 jogos e 8 vitórias. O Brasil continua sendo o maior celeiro do futebol mundial. A Comissão Técnica vem trocando informações no mundo inteiro. O intercâmbio é constante. A CBF não está aprendendo com o mundo. Estamos buscando as tecnologias mais modernas para os treinamentos, mas nunca esquecendo a essência de nossa escola: o talento do jogador brasileiro. Quando um jogador brasileiro nasce, brilham os olhos do mundo do futebol. o mundo inteiro, o futebol brasileiro é associado à arte, talento e vitórias. A Confederação Brasileira de Futebol convida a sociedade a participar de uma nova etapa na vida das entidades de administração e dos clubes de nosso país. Uma fase de transparência, abertura e muito debate", disse.

O novo presidente prometeu fazer uma gestão responsável também fora das quatro linhas. Eu tomo posse hoje como presidente da CBF e assumo um compromisso: trabalharei incessantemente para conduzir o futebol brasileiro pelo caminho das boas práticas de gestão e governança e pelo “fairplay” trabalhista e financeiro fora das quatro linhas. Também não teremos futebol fortemente estruturado, com clubes frágeis do ponto de vista financeiro. Não teremos Justiça se não buscarmos a equidade. Não teremos time bom em campo com o clube devendo muito no banco. E, tenho certeza, que esse é o desejo de todos os clubes: simultaneamente ao parcelamento de suas dívidas, iniciar um ciclo virtuoso de saneamento e busca do equilíbrio financeiro, que os permitam disputar as competições cada vez em melhores condições. A CBF, Federações e Clubes, é bom que fique claro, são absolutamente favoráveis às contrapartidas dos clubes no refinanciamento de suas dívidas. Queremos ajustes, não privilégios".

O futebol baiano esteve representado na posse pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues; e o vice-presidente, Ricardo de Lima. Compareceram ainda o agora ex-vice-presidente da CBF região Nordeste, Marcos Ferreira, que passou seu cargo a Gustavo Feijó; os presidentes de Bahia e Vitória, Marcelo Sant'Ana e Raimundo Viana; e o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela Jr.

Rodrigues aproveitou o momento para desejar boa sorte a Marco Polo. "Em primeiro lugar parabenizo os presidentes Marco Polo e Marin pelo belho trabalho que já vinham desempenhando nos últimos anos à frente do futebol brasileiro. Desejo boa sorte a ele nesse mandato e coloco o futebol baiano à sua disposição para contribuir cada vez mais com o crescimento e modernização do futebol brasileiro".

Além dos dirigentes de clubes e presidentes das 27 Federações de futebol do Brasil, autoridades como o ministro do Esporte, George Hilton; o secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola; o secretário Nacional de Futebol do Ministério do Esporte, Rogério Hamam; o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Rocha; além de deputados, ministros e desembargadores marcaram presença na cerimônia.

Confira a formação da nova diretoria da CBF:

Presidente
Marco Polo Del Nero

Vice-presidentes
Fernando Sarney (Norte)
Gustavo Feijó (Nordeste)
José Maria Marin (Sudeste)
Delfim Peixoto (Sul)
Marcos Vicente (Centro-Oeste)

Secretário-geral
Walter Feldman

Tesoureiro
Rogério Caboclo

Diretor de registros
Reinaldo Buzoni

Diretor de competições
Manoel Flores

Diretor jurídico
Carlos Eugênio Lopes

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem
Sérgio Corrêa

Diretor de Marketing
Gilberto Ratto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp