Esporte

Primeira estrela: há 55 anos Bahia conquistava a Taça Brasil

Publicado em 29/03/2015, às 11h20   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp

Além do aniversário de Salvador, 29 de março é uma data muito importante para os baianos, principalmente, para os tricolores. Foi neste dia que o Bahia conquistou, em 1960, o seu primeiro título nacional: a Taça Brasil de 1959.

Após vencer o Santos por 3 a 2 na Vila Belmiro no primeiro jogo da final da competição nacional, o tricolor baiano perdeu por 2 a 0 para a equipe paulista na Fonte Nova. Estas duas primeiras partidas ocorreram nos dias 10 e 30 de dezembro de 1959.

Houve então um confronto de desempate, que só ocorreu quase 3 meses depois, no dia 29 de março no mais famoso palco do futebol mundial, o Maracanã e terminou com o triunfo tricolor por 3 a 1, de virada. Com o resultado, o time comandado por Nadinho, Marito, Alencar, Léo Briglia e cia levantou a taça do campeonato.

Portanto, o Bahia se tornou o primeiro campeão nacional e foi o primeiro representante brasileiro na Taça Libertadores da América. Neste domingo (29), o torcedor tricolor pode comemorar duplamente, pois deve festejar os 466 anos da capital baiana e os 55 anos da conquista da primeira estrela do Esquadrão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp