Esporte

Conselho cobra fracasso do Bahia à Valton; Vice-presidente rebate acusações

Imagem Conselho cobra fracasso do Bahia à Valton; Vice-presidente rebate acusações
Carta convocou, mas dirigente não compareceu em reunião de conselheiros  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/11/2014, às 10h23   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes do Conselho Deliberativo do Bahia enviaram uma carta ao presidente do órgão, Fernando Jorge Carneiro, exigindo a presença do vice-presidente do clube, Valton Pessoa, na reunião dos conselheiros que foi realizada na noite da última quinta-feira (13). O Galáticos Online  teve acesso com exclusividade ao documento que questiona diversos atos administrativos do dirigente durante a sua gestão no comando tricolor.

Dentre os questionamentos dos conselheiros em relação à Valton estão os motivos que o levaram a se afastar do clube, as contratações de quatro diretores, a aquisição de Marcos Aurélio e a saída de Ítalo Melo do Fazendão. Outros temas também foram abordados pelo grupo que, pelo teor da carta, cobra o vice-presidente pelo fracasso atual do Bahia.

Clique aqui e leia o documento

Valton Pessoa rebate questionamentos

Apesar do convite, Valton Pessoa não esteve presente na reunião que foi realizada pelo Conselho Deliberativo. Através de uma carta, o dirigente enviou suas respostas ao grupo e ainda pediu que o teor dos documentos não fossem divulgados à imprensa e torcedores.

No texto, Valton esclareceu que pediu licença do cargo de vice-presidente do Bahia após as desavenças dele e de Sidônio Palmeira (assessor especial da presidência) com Reub Celestino (ex-diretor administrativo financeiro). O dirigente detalhou que não contratou nenhum jogador, que não interferia no departamento de futebol e que participou apenas das negociações nas aquisições de Maxi e Emanuel Biancucchi.

Valton negou saber os valores pagos aos jogadores a qualquer título e afirmou não conhecer a "operação Romagnoli", mas destacou que o clube acabou tendo lucro no fim da 'novela' envolvendo o argentino. O dirigente revelou ainda que as viagens, quando estava representanto o clube, foram pagas pelo Bahia, mas que não houve despesas com pessoas que não estavam à trabalho.

Na carta, o dirigente afirmou que a solicitação de informações foi uma tentativa "maliciosa" dos conselheiros (15 assinaram o pedido de informações), além de utilizar outras palavras "pesadas" contra os mesmos.

Conselheiro aponta Valton como culpado por fracasso do Bahia

Na reunião que não contou com a presenta do vice-presidente, o conselheiro Emmanoel Veira fez um pronunciamento contra Valton, o repeliu e disse que o dirigente fez "insinuações descabidas". O integrante do órgão tricolor o acusou como o responsável pelas más contratações de jogadores e pelo insucesso que o clube está passando agora.

Por fim, após o pedido de Valton de que a carta não fosse divulgada, Saul Quadros, integrande do Conselho Deliberativo disse ser contrário ao ato. De acordo com o advogado, o documento é público. Ainda segundo Saul,  se Valton não quisesse a divulgação de suas manifestações deveria ter comparecido pessoalmente para prestá-las ao Conselho Deliberativo.

Não houve qualquer manifestação dos conselheiros contra a divulgação da carta endereçada por Valton Pessoa, mas o presidente do Conselho Deliberativo entendeu que o pedido foi formulado pelo mesmo e que iria consultá-lo a respeito da autorização de dar publicidade ao teor da carta.

Nota originalmente postada dia 14


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp