Esporte

É dada a largada! Campeonato Baiano inicia com duelo do interior; confira

Divulgação/FBF
Confronto de abertura do Campeonato Baiano será entre Itabuna e Jacobinense  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FBF
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 10/01/2023, às 07h34 - Atualizado às 07h34



A edição 2023 do Campeonato Baiano começa nesta terça-feira (10), na partida entre Itabuna e Jacobinense, atuais campeão e vice-campeão, respectivamente, da edição passada da Série B do torneio. Eles medem forças a partir das 21h30, no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. 

Com essa largada dada, 10 equipes correm atrás de alguns objetivos comuns: título; vaga no G-4; e permanência na elite do estadual. Já os torcedores da dupla Ba-Vi vão precisar esperar mais um tempo. O Bahia entra em campo nesta quarta-feira (11), às 19h15, diante da Juazeirense, no estádio de Pituaçu. 

Por outro lado, o Vitória estreia após dois dias da inauguração do Baianão. O confronto será contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, às 19h15. Quando o assunto é título, o Atlético de Alagoinhas entende bem, sobretudo, nos últimos dois anos. Atual bicampeão, o Carcará fará a primeira rodada contra o Barcelona de Ilhéus, às 21h30, no estádio Lomanto Júnior. 

O que está em jogo para o Atlético-BA?

Com a corda toda na contemporaneidade do futebol baiano, o Atlético de Alagoinhas visa conquistar o primeiro tricampeonato do interior. Caso alcance esse feito, levantará a taça três vezes seguidas igualando aquilo que somente a dupla Ba-Vi e o Galícia conseguiram.

Quando o estado vai ferver com um Ba-Vi?

A princípio, a tabela da Federação Bahiana de Futebol (FBF) prevê o maior clássico estadual para o dia 29 de janeiro (um domingo), às 16h. Nesse sentido, o jogo deve acontecer pela 5ª rodada, com mando de campo tricolor. 

Como funciona o Baianão?

Em sua 119ª edição, o Campeonato Baiano contempla a primeira fase com nove rodadas, onde as dez equipes duelam em partidas de ida. Os dois colocados serão rebaixados após o encerramento no dia 26 de fevereiro, enquanto os quatro melhores brigam nas semifinais. 

Com a penúltima fase, os finalistas serão decididos em partidas de ida e volta, agendadas para os dias 12 e 19 de março. Já a decisão acontece em dois jogos, nos dias 2 e 9 de abril. Os clubes de melhor campanha geral vão ter a vantagem de realizar o confronto de volta em casa nas semis e na decisão. 

Caso o saldo de gols seja igual, a decisão vai para os pênaltis. O vencedor do título deste ano terá passe livre para a Copa do Nordeste 2024, bem como o time melhor ranqueado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Por outro lado, a vaga para a Pré-Copa do Nordeste vai ser do time com a melhor colocação no estadual, excluindo os classificados à primeira e segunda vagas. 

Se o time da vaga de liderança estiver fora da elite e do segundo escalão do Brasileirão, a terceira corresponderá a equipe com a segunda melhor posição no Ranking Nacional de Clubes da entidade máxima do futebol brasileiro. 

Por fim, o estadual também abre margem para vagas na Copa do Brasil 2024 aos seguintes protagonistas: campeão, vice e 3° colocado. Diferentemente do ano passado, a CBF extinguiu as vagas rumo à competição por meio do ranking nacional de clubes. 

Dessa forma, o órgão disponibiliza três vagas por meio do ranking das federações, onde as duas primeiras vão ter que ser destinadas ao campeão e vice de cada estadual. A terceira, no entanto, fica a cargo da FBF. No mais, o estadual ainda possui passaporte direto para a última divisão nacional, mais conhecida como Série D.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp