Esporte

Clube critica Federação e busca investidor para não desistir de campeonatos; entenda

Divulgação/Goytacaz FC
Goytacaz divulgou nota nas redes sociais criticando a Federação de Futebol do Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Goytacaz FC
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 24/02/2024, às 18h03



O Goytacaz, clube carioca, publicou uma nota contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) e anunciou que pedirá licença para não jogar as competições em 2024. Apesar de ter sido anunciada, essa decisão não está 100% tomada. As informações são do Globo.

No comunicado divulgado em suas redes sociais, o clube critica a FERJ em várias frentes. Desde a arbitragem até a forma de acesso dos campeonatos.

“Absurdo sistema de acesso às séries principais, em que apenas um clube de futebol profissional obtém êxito para a série A2 e para a série A1 e tendo um presidente que tem cargo de Vice-Presidente na CBF onde quatro clubes tem a oportunidade de acessarem as séries C, B e A, mas, em sua Federação não pratica a mesma metodologia", diz o texto.

A nota também fala sobre a falta do apoio a prefeitura local. E que por conta disso o clube pedirá licença das competições de 2024. A FERJ foi procurada e alegou que até o momento não recebeu nenhum pedido do Goytacaz neste sentido.

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Rodolfo Laterça, contou que mantém as críticas feitas a FERJ, mas que a decisão de pedir licença pode ser revista, desde que apareça algum investidor.

“Estes empresários que investem em clubes de futebol profissional são muito arrojados. Eles põem dinheiro, mas, em algum ponto eles retiram com juros e correção monetária. Ademais, caso quitem as dívidas do Goytacaz Futebol Clube, podem utilizar os benefícios da renúncia fiscal, das diversas leis que promovem o bem-estar social”, afirmou.

De acordo com Laterça, o custo para manter o clube durante o Campeonato Carioca é de R$ 800 mil. E para poder jogar é obrigatório também que o clube mantenha uma categoria sub-20, cuja o custo é de R$ 300 mil aproximadamente.

Ainda segundo o presidente, atualmente os recursos do clube vem de aluguéis, mas que o maior deles está 100% penhorado. E que tem custos com escritórios trabalhistas e de contabilidade, além de água, energia elétrica e a manutenção do estádio Ary de Oliveira e Souza, o Aryzão.

O regulamento da FERJ diz que os pedidos de licença podem ser feitos em até 90 dias antes do início da competição ao qual o clube jogaria. Atualmente na série B1 (equivalente a 3ª divisão), o clube tem até o dia 10 de março para formalizar o pedido.

Caso realmente peça a licença, o clube perde quaisquer direitos dentro FERJ. Além disso, será obrigado a retomar o futebol em 2025 em uma divisão abaixo. Ou seja, se realmente tomar essa medida, o Goytacaz será rebaixado automaticamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp