Esporte

Champions Ligay: uma competição para romper preconceito no Brasil

Crystiano Magalhães e Daniel Jonathan
Competição é voltada para o público LGBTQIA+ em todo Brasil  |   Bnews - Divulgação Crystiano Magalhães e Daniel Jonathan

Publicado em 28/06/2023, às 10h43   Osvaldo Barreto



 A Sociedade Civil Esportiva LGBTQIA+ (sem fins lucrativos) foi fundada em 2017 com a missão de ser um movimento esportivo que promove a inclusão social, combatendo todo discurso de ódio e preconceito. Com esse escopo surgiu a  Ligay Nacional de Futebol.

"A competição é importante para mostrarmos que todos podem praticar qualquer esporte, basta querer. Gênero, orientação sexual, política, cor, raça, credo não podem ser jamais condição para a prática esportiva. A Ligay vem para mostrar que o LGBT pode estar em qualquer lugar da sociedade. A competição proporciona uma experiência de vida que foi tirada de muitos, que não puderam ter porque alguém disse que não era permitido estar naquele lugar", diz o presidente do projeto Renan Evaldt.

O projeto comtempla mais de cinco mil atletas, 94 equipes pelo Brasil, sendo 49 filiados, com previsão para 60 times em 2023. O Champions LIGAY é o maior campeonato de futebol 7 LGBTQI+. Com todos os estados participando da competição, cinco campeonatos regionais são organizados.

Calendário 2023

  • Champions Ligay - etapa Centro-Norte: julho, Belém
  • Champions Ligay - FINAL NACIONAL: novembro, São Paulo ou Porto Alegre

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp