Esporte

Ba-Vi: Mosaico da torcida do Bahia entra no radar do BEPE; entenda

Reprodução/Twitter/@RodrigoMelo5988
O mosaico estaria sendo montado para o clássico entre Bahia e Vitória, pelo Campeonato Baiano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/@RodrigoMelo5988
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 28/01/2023, às 11h55 - Atualizado às 11h55



Vários são os elementos que compõem o clássico Ba-Vi. Baseado na intervenção da presença de torcida única, o primeiro clássico entre Bahia e Vitória neste ano tem, além da rivalidade, ares de provocação. Um deles trata-se de um mosaico criado pela Torcida Organizada do Esquadrão de Aço, a Bamor, com a frase: “Não fujam”. O duelo acontece neste domingo (29), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela quinta rodada do Campeonato Baiano.

A montagem do mosaico foi iniciada, nesta sexta-feira (27), e deverá ficar localizada no setor norte inferior da praça esportiva. Acima de tudo, a frase faz alusão ao clássico realizado pelo Baianão de 2018, realizado no estádio Manoel Barradas (Barradão), que contou com nove expulsões. 

Na ocasião, o Tricolor venceu por W.O depois que o Rubro-Negro teve o quinto jogador expulso, obrigadno o juiz a finalizar a partida com 34 minutos da etapa complementar, com o placar empatado em 1 a 1.

O BNews entrou em contato com o tenente-coronel da Polícia Militar, Elbert Vinhático, responsável pelo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), para saber se existe a projeção de criar uma medida referente a essa faixa: "Estamos analisando a frase”, garante o tenente-coronel da PM-BA. 

Recentemente, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) optou por manter torcida única no clássico deste domingo, como forma de prevenir qualquer princípio de tumulto entre tricolores e rubro-negros. A reportagem entrou em contato com o órgão estadual para saber se há perspectiva de outra medida, agora sobre esse mosaico, e aguarda retorno.

O Bahia, anfitrião do clássico, também foi procurado pelo BNews. Nesse sentido, a assessoria do clube relatou que vai averiguar o caso. O espaço segue aberto para manifestações. 

Relembre o 'Clássico da Paz':

O dérbi de 2018 foi intitulado de 'Clássico da Paz, como forma de emplacar a harmonia entre as torcidas rivais no estádio. Contudo, o clima passou a ficar tenso quando o Bahia marcou o gol de empate, anotado pelo meio-campista Vinicius aos 4 minutos do segundo tempo. 

Ao comemorar, o meia, atualmente no Ceará, fez uma dança em frente a torcida do Leão da Barra, o que gerou revolta dos jogadores rubro-negros. Após isso, uma briga generalizada tomou conta da atmosfera do clássico. A partida então ficou paralisada por 16 minutos e ficou marcada por expulsões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp