Esporte

Blatter: 'Palmeiras foi o primeiro campeão mundial de clubes'

Imagem Blatter: 'Palmeiras foi o primeiro campeão mundial de clubes'
Presidente da Fifa vai enviar ao time do Palestra Itália um certificado que chancela o título  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/08/2014, às 20h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou neste sábado que irá reconhecer o título do Palmeiras na Copa Rio de 1951 como o primeiro Mundial de Clubes da história.

"O Palmeiras, naquela época, foi o primeiro campeão do mundo de clubes", disse o cartola, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Ainda de acordo com o jornal, Blatter irá enviar ao time do Palestra Itália um certificado que chancela o título.

A competição, no entanto, não será considerada um torneio Fifa, assim como as Copas Intercontinentais, disputadas entre 1960 e 2004.

A entidade suíça só chama de "Mundiais Fifa" as edições de 2000, 2005, 2006, 2007, 2008. 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

"Naquela época, eles (Palmeiras) foram os campeões. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano", completou Joseph Blatter.

A luta palmeirense pelo reconhecimento do título já vem desde 2006, quando a diretoria do clube produziu um dossiê e o enviou à Fifa, pedindo o reconhecimento da Copa Rio como Mundial de Clubes.
Gazeta Press


A entidade máxima do futebol respondeu ao clube, por meio de um fax enviado pelo secretário-geral Urs Linsi, mas disse que iria protelar a decisão, nunca dando uma resposta definitiva.

A luta recomeçou durante a Copa do Mundo deste ano, quando os palmeirenses Aldo Rebelo (ministro do Esporte) e Marco Polo Del Nero (presidente eleito da CBF e membro do Comitê Executivo da Fifa), pediram que a entidade analisasse novamente o pedido alviverde. Após cerca de um mês, veio a resposta positiva.

Com isso, o Fluminense também deve ser chancelado como campeão mundial, já que faturou a segunda edição da Copa Rio, em 1952, batendo o Corinthians na final.

O que foi a Copa Rio?

A Copa Rio foi um torneio internacional organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) e disputado por times da Europa e da América do Sul no Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro, um ano depois da derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950.


Os clubes participantes foram: Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Nice (França), Vasco e Palmeiras.

O clube do Palestra Itália, que tinha à época uma das melhores formações de sua história, venceu o Nice (3 a 0) e o Estrela Vermelha (2 a 1) e perdeu para a Juventus (4 a 0) na primeira fase.

Na semifinal, eliminou o favorito Vasco, com vitória por 2 a 1 e empate em 0 a 0. Na final, O Palmeiras derrotou a Juventus, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, no Pacaembu, e empatando o segundo em 2 a 2, no Maracanã, graças ao histórico gol de Liminha, para festa de 150 mil pessoas no estádio.

No dia seguinte, já prevendo o que iria se concretizar décadas depois, o jornal Gazeta Esportiva estampou em sua manchete: "Palmeiras campeão do mundo".

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 2 JUVENTUS
Copa Rio 1951 - Final (2º jogo)

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 22 de julho de 1951, domingo
Público: 150 mil torcedores
Renda: Cr$ 2.783.190,00
Árbitro: Gabriel Tordjan (FRA)

GOLS
PALMEIRAS: Rodrigues, aos 2, e Liminha, aos 32 minutos do segundo tempo
JUVENTUS: Praest, aos 18 minutos do primeiro tempo; Karl Hansen, aos 18 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fábio; Salvador e Juvenal; Túlio, Luis Villa e Dema; Lima, Ponce de León (Canhotinho), Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues Técnico: Ventura Cambon

JUVENTUS: Viola; Bertucelli e Manente; Mario, Parola e Bizzoto; Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen e Praest Técnico: Jesse Carver

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp