Esporte

Tocha olímpica chega ao Rio de Janeiro

Publicado em 03/08/2016, às 11h00   Folhapress



A chama da tocha olímpica chegou ao Rio nesta quarta-feira (3), às 9h14. Torben Grael e Lars Grael levaram o símbolo dos Jogos Olímpicos em um barco de Niterói até a capital fluminense. A chama foi entregue ao prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O embarque em Niterói aconteceu cerca de uma hora antes. Ao contrário do que foi registrado durante a passagem da tocha pela cidade, não houve protestos no embarque rumo ao Rio. O embarque aconteceu às 8h15 no Rio Yatch Club, em Niterói. Sócios acompanharam o cortejo. Sete medalhistas olímpicos de vela, um militar da Força Nacional e uma equipe da Rio-2016 estiveram no barco que a transportou o símbolo dos Jogos até a Escola Naval, no Rio.
A chama da tocha foi acesa por Torben Grael dentro do veleiro centenário Aileen, onde velejadores dinamarqueses ganharam a medalha de prata na Olimpíada de Estocolmo, em 1912.
Um bote a transportou até outro veleiro, o Lady Lou, onde seis medalhistas já a esperavam: Lars Grael, Clínio Freitas, Isabel Swan, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira e Ronnie Senfft.
Quando o Lady Lou entrou no perímetro da Escola Naval, por volta das 9h, a tocha passou para um barco a remo com dez marinheiros.
Após passar pelo Rio, a tocha seguirá nesta quarta para os municípios vizinhos de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Antes de chegar o Rio, a tocha passou por 324 cidades e todos os Estados do Brasil.
Em três dias de revezamento na cidade-sede, a tocha passará pelas mãos de 600 condutores, entre desconhecidos e celebridades, e circulará por 90 quilômetros. Entre os famosos que participarão estão a cantora Anitta, o humorista Fábio Porchat, a atriz Giovana Antonelli, a modelo Izabel Goulart, o sambista Dudu Nobre e o ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira Zagallo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp