Esporte

Série B começa com os 'favoritos' em baixa

Publicado em 20/05/2011, às 10h18   Redação Bocão News | Lancenet



A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira marcada pelo equilíbrio. Não há pesos pesados como Corinthians (2008), Vasco (2009) e Coritiba (2010). E mais. Os times que poderiam ser considerados favoritos: Goiás, Náutico, Vitória, Sport e Portuguesa, são incógnitas, já que fracassaram em seus respectivos Campeonatos Estaduais.
Os pernambucanos Náutico e Sport travaram um duelo particular no Estadual deste ano. O Timbu, tinha como objetivo ser campeão - o que não acontece desde 2004 - e impedir o Sport de conquistar o hexacampeonato, feito que lhe é exclusivo. Os dois viram o título ir para o Santa Cruz e chegam em baixa para a Segunda Divisão.
O Vitória manteve Antônio Lopes no comando, mesmo após o rebaixamento no Brasileirão. No entanto, o Leão foi surpreendido pelo Bahia de Feira e acabou vice-campeão. Lopes foi demitido e Geninho é quem comandará o Rubro-Negro na competição.
- Sabemos da importância de voltar à Primeira Divisão. Fracassamos na Copa do Brasil e no Baiano e agora temos de conquistar o principal objetivo do clube no ano que é voltar à Série A - disse o apoiador Geovanni, artilheiro do Campeonato Baiano pelo Vitória, com dez gols.
A Portuguesa por sua vez quer deixar de ser o time do quase. Nos dois últimos anos, a Lusa terminou a Série B na quinta posição e no ano passado só não subiu por apenas um ponto. No entanto, o desempenho da equipe paulista no Estadual foi apenas mediano: se classificou às quartas de final, mas não mostrou força frente o São Paulo.
Goiás ao 'estilo' Coritiba
O Goiás é o favorito que estreia nesta sexta. E um dos seus trunfos para voltar à Série A - O Esmeraldino disputou as últimas dez edições do Brasileirão - é a manutenção do técnico Arthur Neto, assim como o Coritiba que apostou em Ney Franco, mesmo após ter caído com o time em 2009.
- A diretoria do Goiás foi muito bem ao manter o Arthur. Ele tem sido essencial. Sabe como devemos nos portar na Série B, sabe os caminhos que devemos traçar - disse o goleiro Harlei.
Como chega cada favorito:
Goiás: A diretoria do clube apostou na permanência do técnico Arthur Neto, mas a saída de Rafael Moura e Felipe geraram uma queda no desempenho ofensivo do Esmeraldino e pelo segundo ano consecutivo, viu o seu maior rival conquistar o Campeonato Goiano
Náutico: Embora tenha feito uma boa campanha no Estadual (líder da fase de classificação), o Timbu caiu nas semifinais, o que culminou para a saída de Roberto Fernandes há duas semanas. Waldemar Lemos assumiu a equipe.
Sport: O Leão teve um começo de ano complicado e quase não se classificou para as semifinais do Pernambucano. Contudo, foi surpreendido pelo Santa Cruz na final e deu adeus ao sonho do hexacampeonato.
Vitória: O Vitória foi, talvez, a maior surpresa negativa do início do ano. O Leão chegou com facilidade na final do Campeonato Baiano e disputou a decisão em casa, mas foi surpreendido pelo modesto Bahia de Feira.
Portuguesa: Entra ano e sai ano e espera-se que a Portuguesa vá bem no Paulistão. Este ano, a Lusa foi às quartas de final, mas não fez frente ao São Paulo. Resta saber se a Portuguesa não morrerá na praia na Série B mais uma vez em 2011.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp