Política

Retrospectiva 2016: o balanço dos principais acontecimentos da Alba

Publicado em 23/12/2016, às 11h53   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Considerado um ano mais difícil pelo próprio presidente, o ano de 2016 na Assembleia Legislativa da Bahia teve embates, disputas e termina agitado.

Como rescaldo de 2015, a Casa Legislativa começou 2016 de olho no orçamento. O presidente Marcelo Nilo alertava, desde janeiro, para a necessidade de economia, a fim de não precisar pedir suplementação ao governo do Estado.

Ainda em janeiro, o presidente Marcelo Nilo reclamava de uma decisão da Justiça, que ordenava a retirada de Redas da Casa.

Ainda em fevereiro, a AL-BA viu surgir uma nova força na Casa: o PSL. Com a saída de Marcelo Nilo do PDT, o PSL virou uma potência em número de deputados. Nilo, com seus aliados, conseguiu montar a segunda maior bancada da Casa.

Mas, nem tudo foram flores. Quem não teve ano fácil este ano na AL-BA foi o governador Rui Costa. Em março, o Bocão News noticiava que o governo encontrava dificuldade para votar projetos na Casa.

A dificuldade se manteve durante todo o ano, com sessões durando mais de dois dias. Apesar disto, o governo conseguiu aprovar todos os projetos que enviou para a Casa.

Falado em propostas do governo, uma das matérias que mais levantou polêmica à AL-BA foi o Plano Estadual de Educação. A matéria foi aprovada em maio, mas, antes disso, foi alvo de discussão e protesto. De um lado, a bancada evangélica – que pedia a retirada dos termos gênero e sexualidade – e de outro os defensores dos direitos da população LGBT. Ao fim, o projeto foi aprovado sem essas duas expressões.

Com o impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff, aliados na AL-BA se movimentaram para homenagear a petista. Em junho, Dilma recebeu o título de cidadã baiana, concedido pela Casa a pedido do deputado Rosemberg Pinto.

E claro,  2016 foi um ano de eleição. Quase 20% dos deputados estaduais foram candidatos a prefeito ou vice. Deste, apenas cinco lograram êxito: Robério Oliveira, em Eunápolis, Rogério Andrade em Santo Antônio de Jesus, Bruno Reis, eleito vice-prefeito de Salvador, Vando em Monte Santo e Jânio Natal em Belmonte.

O ano na AL-BA, no entanto, não acabará morno. Longe disso. Com a eleição para a presidência em fevereiro, deputados já começam a se movimentar. Nilo tentará sexta eleição à frente do Legislativo baiano. Esse ano, porém, terá adversários: Luiz Augusto, do PP, e Ângelo Coronel, do PSD. A disputa, além de mirar o orçamento da AL-BA, tem vistas a chapa de 2018.

Para ficar muito bem informado sobre tudo que acontece na Assembleia Legislativa da Bahia continue, em 2017, com o Bocão News. Feliz Natal, feliz ano novo e até mais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp