Entretenimento

Hacker que vazou GTA VI é condenado a internação hospitalar perpétua

Divulgação/Rockstar
Hacker de 18 anos vazou imagens do esperado jogo GTA VI, com lançamento em 2025  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Rockstar

Publicado em 21/12/2023, às 17h33   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O britânico Arion Kurtaj, de 18 anos, responsável por vazar imagens do jogo GTA VI, da empresa Rockstar, com lançamento em 2025, foi condenado a ser internado em um hospital penitenciário, sem previsão de soltura. A sentença foi divulgada nesta quinta-feira (21), pela juíza Patricia Lees, do Tribunal de Guildford.

O jovem fazia partie de um grupo hacker chamado Lapsus$, responsável por invasões em vários sistemas de gigantes da tecnologia. No mês de agosto, foi condenado pelos crimes de uso indevido de computador, chantagem e fraude contra uma série de empresas, como Uber, Nvidia e a própria Rockstar. Segundo o canal britânico BBC, os ataques hackers causaram prejuízo de cerca de US$ 10 milhões para as empresas.

Durante seu ataque aos sistemas da desenvolvedora do GTA VI, o jovem estava em um quarto de hotel, usando apenas um celular, a televisão do cômodo e um aparelho Amazon Firestick.

Segundo a juíza, Arion Kurtaj representa “um alto risco de danos graves ao público devido à habilidade em obter acesso irrestrito a computadores”. Conforme a BBC, ele é considerado incapaz de ser julgado, devido ao seu grau elevado de autismo.

Portanto, Arion seguirá internado, sem tempo determinado para sair, ou até que os médicos o considerem não ser mais uma ameaça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp