Entretenimento

Filme sobre livro de Jorge Amado chega ao streaming e celebra os 111 anos do escritor

Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
Realizado em 1976 por Bruno Barreto, Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma adaptação do livro homônimo do escritor baiano  |   Bnews - Divulgação Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 11/08/2023, às 12h43



No mês em que Jorge Amado celebraria seu 111º aniversário, o Itaú Cultural Play lança no seu catálogo o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", dirigido por Bruno Barreto em 1976 e baseado na obra do renomado escritor baiano.

O longa-metragem obteve a maior arrecadação já registrada na história do cinema brasileiro, recuando apenas 34 anos depois, em 2010, com "Tropa de Elite 2". A produção atraiu mais de 10 milhões de espectadores aos cinemas.

Ambientado durante um Carnaval na década de 1940, o filme retrata a história de Dona Flor, interpretada por Sônia Braga, que perde seu marido Vadinho, um indivíduo boêmio e repleto de hábitos viciosos, representado pelo ator José Wilker. Após tornar-se viúva, Dona Flor decide se casar com Teodoro, um farmacêutico respeitável interpretado por Mauro Mendonça. No entanto, a trama toma um rumo intrigante quando ela passa a receber a visita do espírito do falecido marido em sua cama, resultando em um inusitado triângulo amoroso.

"Dona Flor e Seus Dois Maridos" foi honrado no Festival de Gramado com os prêmios de melhor direção e trilha sonora, além de ter sido indicado ao Globo de Ouro nos Estados Unidos na categoria de melhor filme estrangeiro. No prestigioso BAFTA do Reino Unido, a protagonista da obra, Sônia Braga, recebeu uma indicação como atriz revelação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp