Entretenimento

Gil participa de lançamento de programação de ópera no Palácio da Aclamação

Publicado em 18/02/2017, às 19h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Uma programação anual de ensaios do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) – que irá montar espetáculos gratuitos com temáticas diversas, no Palácio da Aclamação – foi lançada neste sábado (18), durante uma apresentação de Gilberto Gil com o Cortejo Afro. O encontro serviu como um ensaio para o show que acontecerá na segunda-feira (20), às 21h, na Praça das Artes, no Pelourinho. 
Segundo o cantor e compositor Gilberto Gil, a iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) dá suporte para que a cultura baiana seja fortalecida. “É muito importante. É um trabalho de gestão cultural da sociedade, que caminha através de seus governos em parceria com aqueles que têm projetos e iniciativas, como essa de criar um núcleo de ópera na Bahia. O apoio a isso veio através do Governo do Estado. Eu acho fundamental, é uma das formas de continuar caminhando”.
O maestro do NOP, Aldo Brizzi, acredita que a solenidade é um marco histórico para a cultura baiana. “Até hoje, a Bahia, que é um estado com uma riqueza cultural fantástica, não tinha uma casa de ópera. Agora, graças a essa parceria com Ipac, que cedeu esse espaço para ensaios e apresentações, poderemos desenvolver um programa sério de várias obras, com um repertório que foge ao óbvio, baseado numa ideia inovadora de valorização da cultura negra”, explica.
De acordo com o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, o projeto de dinamização é importante para a compreensão de que os espaços públicos devem ser ocupados pela sociedade. “Movimentar esses espaços é algo fundamental para a nossa gestão, queremos abrir esses pontos culturais à participação popular. A nossa proposta é estender esse projeto para todos os nossos espaços. Afinal de contas, a cultura é do povo, é dele o pertencimento desses espaços”.
O Nop vai utilizar o espaço do Palácio da Aclamação e, em contrapartida, vai oferecer apresentações gratuitas à população. Estão previstas três novas óperas em 2017, uma junina, uma infanto-juvenil e uma em homenagem aos terreiros de candomblé. Para o diretor do Ipac, João Carlos Oliveira, buscar parcerias para ocupar os espaços, além de trazer mais visibilidade para o espaço do governo, gera recursos para a manutenção de despesas fixas da estrutura e lucro para o parceiro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp