Entretenimento

Íris Produções domina agenda de shows na Concha Acústica do TCA

Publicado em 26/09/2016, às 16h29   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A Íris Produções, capitaneada por Irá Carvalho, surgiu em 2008 e realiza diversos eventos em algumas casas de shows da cidade. Sem dúvidas, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves vem sendo o principal palco para shows da Íris de um tempo para cá. Para se ter uma ideia, somente depois da requalificação do espaço, entregue à população em maio deste ano, dos 19 shows realizados na Concha, 12 levam a assinatura da Íris. Se considerarmos até o mês de outubro, cuja agenda já está disponível no site do TCA, dos 29 eventos (realizados e previstos), 16 tem ou terão Irá Carvalho no comando.
Procurada, a assessoria da produtora justificou: “Irá tem 32 anos de carreira e sempre fez show na Concha e no TCA. Mas também fizemos no Bahia Café Hall, no Armazém. A frequência maior sempre foi no teatro. Durante a requalificação fizemos em outros locais, mas agora voltamos”.
Sobre os critérios que precisam preencher para conseguir uma pauta na Concha, a produtora explicou: “O critério pra ter pauta lá é semelhante a qualquer outro lugar. A produtora que quer fazer show lá precisa comprovar que o artista tem na data livre pra a produtora em questão. A gente solicita e aguarda a aprovação. Tem muito artista também que solicita que ela (Irá) faça o show, por conta da experiência que ela tem”.
De acordo com a assessoria, a produtora “recebeu tantos pedidos que está pensando em dispensar”. Por fim, salientou: “A Concha voltou com um custo elevadíssimo. Sempre fizemos shows, ganhamos dinheiro e também perdemos. Agora que a Concha foi requalificada virou ‘a menina dos olhos’ dos produtores, e tem gente que fica incomodado com a gente”.
A assessoria do TCA esclareceu que dos eventos realizados desde a reinauguração até os confirmados até outubro “15 foram produzidos por produtores como Alex Pinto, Lucival França e Dode Meireles e também por produtoras como a Rua 15 Produções, Fred Soares Produções Artísticas, Criolo Produções, Salvador Produções e Trois Produções. Os outros 12 eventos foram da Íris Produções”.
Informação que, quando confrontada com o que foi apurado, torna-se inconsistente, já que foram contabilizados no período citado 16 produções da Íris, isso de acordo com a agenda do site do TCA, site e página da produtora no Facebook.
Em nota, a assessoria do Teatro explicou que a maior demanda da Íris Produções se deve ao adequamento de seus shows ao perfil da Concha Acústica, conhecida por trazer grandes nomes nacionais a Salvador. “A Íris Produções sempre foi responsável por trazer grandes eventos para a capital, com apresentações em locais como Barra Hall, Parque de Exposições e Bahia Café Hall”.
A diretoria do TCA reforçou ao Bocão News que o processo de escolha dos shows que serão apresentados no espaço é pautado em critérios como logística artística – para não haver repetição de artistas do mesmo estilo em datas próximas – e logística de montagem de cada espetáculo. Vale ressaltar também que o procedimento atual de funcionamento da Concha é o mesmo adotado nos últimos dez anos. A forma de gestão do complexo não mudou em decorrência das obras. Esta forma tem como pilares a transparência e a eficiência dos serviços públicos prestados”.
Sobre o fato de nem todos os produtores terem os pedidos atendidos, a assessoria esclareceu: “os interessados em produzir eventos na Concha devem enviar sua proposta para a diretoria do TCA e a mesma será analisada. Devido à grande demanda, nem sempre é possível atender a todos, mas o teatro busca atender ao máximo de solicitações para satisfazer a todo tipo de público”. Mesmo com a grande concorrência, já que o próprio TCA admite que não consegue atender a todos os produtores, há uma predominância considerável de uma produtora em relação às outras.
Abaixo segue a agenda dos shows que já foram realizados e que estão marcados para acontecerem na Concha:
JULHO
Djavan (23/07) – Íris Produções
Djavan (24/07) – Íris Produções 
Os Paralamas do Sucesso (31/07) – Íris Produções
AGOSTO 
Zeca Pagodinho (06/08)
Nando Reis (07/08) – Íris Produções
Zé Ramalho (12/08) – Íris Produções
Criolo (14/08) 
Otto e Ifá (20/08)
Lulu Santos (27/08) – Íris Produções
Beth Carvalho (28/08) – Íris Produções
SETEMBRO
A Cor do Som (02/09) 
Jorge Vercillo (03/09) – Íris Produções
Emicida (04/09) 
Teatro Mágico e Scambo (16/09)
Patati Patata (17/09) – Íris Produções
Ira! e Camisa de Vênus (18/09) – Íris Produções
Saulo (23/09) 
Humberto Gessinger (24/09) – Íris Produções
Alcione (25/09) – Íris Produções 
Nação Zumbi (30/09) – Íris Produções 
OUTUBRO
O Musical Mamonas (08/10)
Tributo ao Rei do Pop (09/10)
Bell Marques - Só as Antigas (11/10)
Roupa Nova (12/10)
Beto Guedes (15/10)
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo (22/10) 
Ana Carolina (23/10) - Íris Produções 
Rock Concha 2016 (29/10) - Íris Produções 
Rock Concha 2016 (30/10) - Íris Produções 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp