Entretenimento

Caetano Veloso vai cantar na posse de Cármen Lúcia na presidência do STF

Publicado em 27/08/2016, às 16h21   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor Caetano Veloso recebeu convite para cantar o Hino Nacional na cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 12 de setembro. Para quem não lembra, o artista baiano é integrante do Procure Saber, associação de artistas que apoiou a legislação que restringia a publicação de biografias não autorizadas.
Já a ministra foi relatora da ação direta de inconstitucionalidade que, em junho de 2015, derrubou a brecha na lei que permitia veto a biografias sem autorização prévia. Em seu voto, ela julgou a legislação como inconstitucional e afirmou: "Cala a boca já morreu. É a Constituição do Brasil que garante".
A decisão da ministra contrariou a vontade do Procure Saber que, em 2013, quando Roberto Carlos ainda integrava o grupo, posicionou-se a favor de restringir a comercialização de biografias produzidas sem o consentimento dos biografados ou herdeiros. "Admiro, respeito e tenho carinho pela ministra Cármen Lúcia", disse Caetano à Folha, ao comentar o convite para cantar durante a cerimônia de posse no STF.
Paula Lavigne, diretora-presidente do Procure Saber e empresária de Caetano, falou sobre o convite: "Carminha é moderna e simples", disse, "e me mandou [mensagem de] WhatsApp [para convidá-lo]". No texto, Cármen Lúcia diz que "a posse cumpre o ritual do STF" e lembra que "outros artistas já cantaram lá, como Daniela Mercury [quando Ayres Britto assumiu a presidência, em abril de 2012] e Hamilton de Holanda [na posse de Joaquim Barbosa, em novembro de 2012]".
A ministra revela ainda: "Quando tomei posse no TSE [em novembro de 2009], perguntada sobre qual o cantor que eu mais gostava, respondi que era o Caetano". Lavigne antecipa que a apresentação será no estilo "banquinho e violão".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp