Entretenimento

Ipac esclarece polêmica envolvendo o programa “Esquenta” no MAM

Publicado em 24/08/2016, às 17h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) enviou nota à imprensa esclarecendo a celeuma causada por conta da possível gravação do programa “Esquenta”, da Rede Globo, no Museu de Arte Moderna, o que teria ocasionado o pedido de demissão do diretor do MAM, Zivé Giudice.
“A solicitação do artista Zivé Giudice para ser exonerado da Direção do MAM, foi aceita, sendo feita a transição do cargo com tranquilidade e transparência que a gestão pública solicita. O IPAC também informa que para a solicitação de gravação de ‘passagem’ (termo de reportagem para gravação de três frases) do programa ‘Esquenta’ da TV Globo foi aberto processo administrativo nº0607160017700, com parecer da Procuradoria Jurídica do IPAC, procedimento padrão para as demandas de igual teor na gestão dos espaços públicos”.
Em nota, o Ipac ainda esclareceu que se tratava de “captação sonora de 01 (uma) apresentadora de TV por apenas 30 (trinta) minutos na área externa do Solar do Unhão, assim como, essa produção agendou em outras localidades turísticas de Salvador (Farol da Barra, Dique do Tororó, igreja no Pelourinho, Carmo, bairro de São Caetano), e em demais capitais do país”.
“Ao contrário do que vem sendo comentando por veículos, nunca existiu solicitação para ‘programa de auditório’. Seria uma gravação de
‘sonora’ no MAM para ocorrer ontem (23) terça-feira, ou hoje (24), pela manhã, período em que o MAM e todos os museus do IPAC
encontram-se fechados, o que garante não comprometer a administração desse espaço de uso público. Os museus do IPAC só funcionam a partir das 13h”.
Por fim, a autarquia informa que entre dezembro/2015 a agosto/2016 o MAM autorizou mais de 80 (oitenta) coberturas fotográficas, gravações e filmagens, como consta em relatório permanente do IPAC. Também, todos os sábados, o museu recebe o projeto ‘JAM no MAM’ na área externa do Solar do Unhão, com coberturas fotográficas, videográficas e filmagens, convivendo de forma regular e pacífica com o funcionamento desse equipamento público.
Matéria relacionada:
Gravação do Esquenta gera demissão de diretor do MAM da Bahia, diz colunista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp