BNews Folia

Bloco de Salvador no Carnaval do Rio de Janeiro causa polêmica

Publicado em 17/01/2017, às 12h37   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A autorização do bloco Eva para desfilar no carnaval do Rio de Janeiro tem causado polêmica em terras cariocas. O bloco baiano havia recebido um "não", de acordo com o jornal O Globo, por duas vezes na gestão do prefeito Eduardo Paes, mas foi autorizado pelo governo de Marcelo Crivella neste ano de 2017. 

No entanto, a importação do trio elétrico baiano tem gerado um bafafá no Rio. Moradores do Jardim Oceânico, por onde o trio deve desfilar no dia 4 de março, dizem estar apreensivos. Apesar da previsão, na listagem de blocos publicada na última sexta-feira (13) pela Riotur, no Diário Oficial, ele tem como bairro o Recreio. A assessoria de imprensa da Riotur informou que nem o local do desfile nem a data estão confirmados.

Outro motivo de confusão envolvendo o bloco é o fato de o produtor Marcelo Vital ter divulgado no Facebook, dois dias antes da publicação da lista no DO, que o Bloco Eva era presença certa no carnaval. “Bom dia! Acabou o mistério”, postou ele no Facebook junto com o evento, que nesta segunda-feira (16) à noite tinha mais de duas mil pessoas confirmadas e mais de quatro mil com interesse.

"Não acho que só tem que tocar marchinha na rua. Mas, por que a gente precisa trazer bloco da Bahia se a cidade já tem mais de 500 blocos criados aqui de forma espontânea, entre amigos, para fazer um carnaval de brincadeira e não carnaval de negócios como é neste caso?", disparou Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação que representa onze blocos, entre eles o Simpatia É Quase Amor e o Suvaco do Cristo.

O mesmo tom foi adotado por Rodrigo Rezende, da liga Zé Pereira que comanda oito blocos: "É um completo absurdo o carnaval de rua do Rio, uma manifestação típica do carioca, começar a se associar a nomes de um carnaval completamente diferente do nosso", criticou, em entrevista ao jornal carioca.

Diante das críticas, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, justificou a autorização dizendo que a intenção é democratizar o carnaval.

Publicada originalmente em 17/01 às 6h37

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp