Entretenimento

Boca de Brasa leva arte e cultura para Sussuarana

Publicado em 23/04/2015, às 17h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O projeto Boca de Brasa, em seu terceiro ano, continua levando arte e cultura para as comunidades de Salvador e a próxima parada será no bairro de Sussuarana. O resultado das oficinas culturais será apresentado no próximo domingo (26), a partir das 17h, na Rua Antonio de Freitas, final de linha de Sussuarana Velha. O reggae maneiro da banda Adão Negro encerra com chave de ouro a noite da mostra final. A abertura fica por conta do grupo infantil Filó Brincante. As apresentações serão num palco móvel montado em caminhão equipado com estrutura completa, com iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica.
Promovido pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos, o Boca de Brasa tem como objetivo incentivar a cultura na periferia da cidade, resgatando a cidadania por meio do fortalecimento das diversas manifestações artísticas nos bairros. Em 2015, o Boca de Brasa aumentou a carga horária das oficinas, que passou de quatro para seis dias e chega a dez bairros da cidade. O projeto já passou esse ano pelos bairros da Ribeira, Liberdade e Lobato.
Histórico - Criado em 1986 pela FGM, o projeto Boca de Brasa contava com uma estrutura composta por quatro carros-palco e uma equipe de profissionais de diferentes áreas artísticas que iam até os bairros periféricos. Interagindo com as lideranças, associações e grupos locais, contemplavam as mais diversas manifestações artístico-culturais da área. Em 2003, o projeto foi suspenso, após a realização de 600 apresentações.
Idealizado por Roberto Pinho e Wally Salomão e coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas, o Boca de Brasa foi criado na gestão do então prefeito Mário Kertész.  Reconhecendo a importância da iniciativa e sua contribuição para o desenvolvimento do campo cultural de Salvador, a FGM relançou o projeto, no dia 25 de setembro de 2013, em cerimônia realizada na Praça Municipal, com a presença de autoridades municipais e artistas, tendo o cantor Saulo como padrinho da ação.
Com novo formato, o Boca de Brasa acontece em diversos bairros de Salvador, através da realização de oficinas culturais gratuitas em diferentes áreas artísticas e de formação de gestores. Em seguida, uma mostra pública aberta à comunidade reúne o resultado das aulas e apresentações de artistas locais.
No ano de relançamento, foram realizadas três edições nos bairros de Plataforma (outubro), Cajazeiras (novembro) e Boca do Rio (dezembro). Em 2014, o projeto foi ampliado, alcançando sete bairros de Salvador, que foram Nordeste de Amaralina (junho), Engenho Velho de Brotas (julho), Pernambués (julho/agosto), Uruguai (agosto), Itapuã (setembro), Pau da Lima (setembro) e Paripe (outubro).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp