Emprego

Revita promete custear reabilitação e emprego do gari que teve a perna amputada

Imagem Revita promete custear reabilitação e emprego do gari que teve a perna amputada
Incidente com Raimundo de Souza foi tema de assembleia nesta sexta-feira (17)   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/01/2014, às 09h10   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



O incidente com o gari Raimundo de Souza, de 38 anos, que teve a perna amputada após ser atropelado enquanto trabalhava na manhã da última quinta-feira (16), no bairro da Pituba, mobilizou toda a categoria. Depois da assembleia, na manhã desta sexta-feira (17), a presidente da Limpurb, Kátia Alves, o diretor-geral da empresa Revita, Angelo Castro e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia, Sindilimp-BA, a vítima recebeu a garantia que a reabilitação será completamente custeada para que possa assumir uma função administrativa na Revita.
"O sindicato fez uma paralisação na Estação de Transbordo de Canabrava e disse que só negociaria com a minha presença.Na reunião, foi firmado o compromisso da reabilitação do senhor Raimundo e a adequação desse trabalhador a uma função administrativa, para que ele não precise recorrer ao INSS ou se aposentar por invalidez. Desta forma, ele não terá perdas fincanceiras num momento tão difícil", declarou Kátia Alves.
De acordo com informações de testemunhas, Raimundo Souza foi arrastado por um veículo Polo (NYZ 5458) dirigido por uma mulher, que não teve a identidade revelada. “Ela desceu a ladeira e terminou atropelando o rapaz. Ela vinha em velocidade que não era compatível com a via e não conseguiu frear. Só parou depois que atropelou o rapaz, imprensando ele no fundo do carro do lixo”, conta Carlos Augusto, que trabalhava ao lado de Raimundo.
Ainda segundo Carlos, um homem chegou logo após o acidente e levou a mulher em outro veículo. Segundo irmã da motorista, que estava no banco carona, e permaneceu no local do acidente, a mulher foi levada para um hospital em estado de choque.
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros atendimentos e levou Raimundo para a emergência do Hospital Geral do Estado (HGE). Para os garis, os paramédicos informaram que a vítima sofreu múltiplas fraturas.
Representantes da Revita estiveram no local do acidente e fizeram denuncias contra a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).
De acordo com os técnicos, várias ligações foram feitas para a autarquia, mas em função da Lavagem do Bonfim, nenhuma viatura estava disponível para realizar a ocorrência com vítima. Testemunhas informaram que a motorista estava com uma pulseira de festa, mas apenas o teste do bafômetro, que não foi feito, seria capaz de avaliar se a mulher ingeriu, ou não, bebida alcoólica.
O impacto da colisão foi tão violento que a frente do veículo ficou destruída e o sapato do gari foi parar em baixo do gradil de proteção do carro. 
A polícia suspeita que a mulher estivesse em uma festa momentos antes do acidente. Colegas de Robson contaram que a motorista estava seguindo atrás do caminhão quando perdeu o controle do veículo e atropelou a vítima. O gari continua internado no HGE, e seu estado de saúde não foi informado.
Representando a categoria, no evento, a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, o diretor do sindicato, Luiz Carlos Suica, e o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), Edson Conceição. Eles lembraram que é quarto acidente em sequência envolvendo um trabalhor de limpeza e defenderam uma "rigorosa apuração" do caso.
"O acúmulo de lixo e o atraso na coleta recaem sempre sobre os trabalhadroes. Se um planejamento for feito, se consegue evitar acidentes. Investimentos em tecnologias, em cursos e logística minimizam os riscos. Precisamos que seja rigorosamente apurado. Só depois da apuração poderemos saber qual foi a falha que resultou nesse triste acidente", declarou Suíca.
O caso foi registrado na 16ª Delegacia Territorial (DT), responsável pela área da Pituba, que está investigando as circunstâncias do incicidente.

Nota originalmente postada às 15h do dia 17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp