Eleições

TSE recebe mais de 500 recursos sobre processo eleitoral

Publicado em 03/10/2016, às 06h18   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até este domingo (2) 522 recursos sobre o processo eleitoral. 
Desse total, 71 são relacionados aos registros de candidatos a prefeito, enquanto 428 são de postulantes ao cargo de vereador. Há ainda os casos de regularidade de atos partidários, que são 23. 
O primeiro trabalho a ser feito pelo tribunal será o de separar os processos de eleitos ou daqueles que passaram para o segundo turno, que vão ter interferência direta nos resultados da votação. 
Os julgamentos serão "prioridade", de acordo com o presidente do TSE, Gilmar Mendes. "Vamos ter um quadro de judicialização e insegurança", afirmou o ministro. 
A situação acontece por causa da reforma eleitoral que aconteceu em 2015. O período eleitoral diminuiu de 90 para 45 dias. 
"Sem dúvida nenhuma é um quadro que indica uma provisoriedade. Vamos sugerir um aumento de prazo para o registro, para que a gente tenha tempo de apreciar", completou. 
Gilmar Mendes chamou o cenário de "inconveniente", mas elogiou esse encurtamento por ter proporcionado campanhas "mais sóbrias e mais limpas". 
Os processos começarão a ser julgados na próxima terça-feira (04). O número de recursos, porém, ainda deve aumentar, segundo o TSE.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp