Eleições

Conheça as propostas dos candidatos à prefeitura de Salvador para a saúde

Publicado em 19/09/2016, às 19h44   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Os candidatos à prefeitura de Salvador têm as mais diferentes propostas para a área da saúde. Elas vão desde mais “prevenção”, até a finalização do Hospital Municipal e a eleição direta do secretário de saúde. 
Candidato à reeleição, ACM Neto (DEM) pretende ampliar a cobertura da atenção básica de saúde, além de aumentar o número de equipes multidisciplinares, combater a dengue, aumentar a prevenção e construir novas UPAs. Além disso, o demista pretende finalizar o hospital municipal.
Candidata do PCdoB, Alice Portugal pretende, se for eleita, ampliar a rede de assistência de saúde da família, com progressão gradual até alcance total de cobertura, recadastramento e orientação na lotação de médicos que servem as unidades de atenção básica. Além da construção do hospital municipal, de uma maternidade municipal e uma auditoria sobre o resultado de editais vigentes.
Vice-prefeita e candidata à prefeitura, Célia Sacramento (PPL) quer a ampliação do atendimento de fisioterapia ambulatório e domiciliar, atendimento itinerante para moradores de rua, ampliação de programa de atenção à saúde da criança e do adolescente, do idoso, da mulher, do homem dos trabalhadores, das pessoas com deficiência, da saúde mental e de pessoas acometidas por DST/AIDS. A candidata pretende ainda a criação de uma Central de exames de alta complexidade e a criação de um posto municipal de Radiologia. 
Claudio Silva (PP) pretende adequar a capacidade instalada da rede municipal de saúde – no aspecto físico -, ampliação do índice de cobertura do sistema de transporte de pacientes para as unidades locais e para reguladas para a rede estadual. O pepista pretende ainda articular com o governo estadual o aumento do atendimento de saúde de média e alta complexibilidade no município. 
Da Luz, no seu programa de governo, aponta apenas a construção do hospital municipal como meta para a área.  Já Fábio Nogueira, do Psol, quer por em prática uma política de adequação da cidade para os portadores de deficiência física e ampliar os investimentos nos postos de saúde. 
O candidato Pastor Sargento Isidório (PDT) pretende escolher o novo secretário de saúde através de uma eleição entre os profissionais de saúde e sociedade civil organizada. Ele quer ainda aprimorar a regulação e a fiscalização da saúde suplementar, com articulação da relação público-privado, gerando maior racionalidade e qualidade, concluir o hospital municipal e dar início ao Hospital Especial da Mulher. O pedetista pretende ainda aumentar a participação da população em geral na prática da atividade física voltada para a saúde e qualidade de vida, observando-se todas as faixas etárias e gênero, valorizar e aperfeiçoar os Planos de cargos e salários dos servidores públicos da área da saúde com permanente capacitação  e buscar garantir o funcionamento do Hospital Público Veterinário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp