Eleições

Atrás de votos, candidatos patrocinam publicações no Facebook

Publicado em 28/08/2016, às 06h54   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Com a campanha eleitoral mais curta neste ano, candidatos a vereador de Salvador têm burlado a lei para chegar à Câmara Municipal. O Bocão News flagrou, nesta semana, candidatos patrocinando postagens em rede social. A prática é vedada pela Justiça Eleitoral. 
Em vídeo gravado na frente do comitê do candidato ACM Neto (DEM), o ex-deputado e candidato Maurício Trindade (DEM) pede votos. A postagem está patrocinada e contava, no momento do print, com 343 visualizações. Dias antes, o candidato também compartilhou uma foto com seu número. “Conto com a ajuda de vocês”, diz a peça. 
Contatado pelo Bocão News, Trindade negou que tenha patrocinado as publicações e atribuiu o crime a assessores. “Me falaram ontem [que estava patrocinado]. Deve ter sido algum assessor. Já falei para o pessoal tirar”, afirmou, neste sábado (27). Segundo o candidato, ele ainda não foi acionado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). 
Outro ex-deputado que tenta captar votos através da manobra irregular é o delegado Deraldo Damasceno. Auto intitulado “vereador da paz”, Damasceno publicou uma foto com seu número de campanha e a postagem, no momento do print, tinha 22 compartilhamentos. 
De acordo com o advogado eleitoral Neomar Filho, “é proibido, na internet, qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Assim como é proibida a propaganda eleitoral em sítio de pessoa jurídica, e naqueles hospedados por órgão ou entidades da administração pública”. 
“A prática de qualquer uma dessas condutas poderá levar o candidato a ser condenado ao pagamento de multa de até R$ 30.000,00, sem prejuízo de outras sanções - como abuso de poder político e/ou econômico - a depender do caso”, indicou. 
O Bocão News tentou contato com Damasceno, mas não obteve resposta. O site encaminhou as postagens para a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia.
Publicada no dia 27 de agosto de 2016, às 11h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp